Topo

Toyota cria Supra autônomo capaz de fazer drift sozinho; assista

Do UOL

Em São Paulo (SP)

19/01/2021 13h26

O Instituto de Pesquisas da Toyota (TRI) junto ao Dynamic Design Lab, da Universidade de Stanford, criou um Supra autônomo que pode fazer drift sozinho.

O intuito do projeto é ajudar na prevenção de acidentes, de acordo com um comunicado lançado pela marca japonesa. Um carro que pode escorregar com pouca ou nenhuma intervenção humana ajudaria quando os motoristas "precisassem fazer manobras que estão além de suas habilidades" para evitar uma colisão.

"Embora a maioria dos acidentes ocorra em situações mundanas, em outras situações os motoristas podem precisar fazer manobras que levam seu veículo próximo e, às vezes, ultrapassam os limites normais de manuseio".

Professor de Stanford, Chris Gerdes falou que desde 2008 sua equipe "se inspirou em pilotos de corrida para projetar algoritmos que permitem que veículos automatizados lidem com as emergências mais desafiadoras".

Assim, o Toyota Racing Development (TRD) - divisão de corridas da marca - investiu sua expertise no projeto na forma de um "valioso know-how técnico e experimental em automobilismo e drifting".