PUBLICIDADE
Topo

Ka e Ecosport saem de linha e dão adeus com fechamento de fábricas da Ford

Do UOL, em São Paulo

11/01/2021 17h07Atualizada em 11/01/2021 19h40

O fechamento das fábricas da Ford e o fim da produção de veículos da montadora no Brasil impactará em três modelos importantes. O Ka (hatch e sedã) e o Ecosport, além do Troller T4, sairão de linha e não serão fabricados em outros lugares.

A produção de Ka e Ecosport já foi encerrada em Camaçari (BA), mantendo-se apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir estoques de pós-vendas - isso inclui a unidade de Taubaté (SP), que fabrica motores e transmissões. Já a planta em Horizonte (CE), que fabrica o modelo da Troller, vai operar até o quarto trimestre de 2021.

A Ford continuará vendendo Ecosport, Ka e T4 até o fim dos estoques. Segundo a montadora, as operações de manufatura na Argentina e no Uruguai e as organizações de vendas em outros mercados da América do Sul não serão impactadas.

Com isso, a operação brasileira da oval azul ficará restrita à importação de modelos, como hoje acontece com o SUV Territory, trazido da China.

O Ka encerrou 2020 em quinto lugar no ranking geral de vendas e na quarta posição de hatches compactos, com 67.491 emplacamentos - encostado no VW Gol (71.151).

Já o Ka Sedan foi o 20º carro mais vendido e segundo colocado entre os sedãs compactos, com 25.743 vendas.

E o EcoSport, pioneiro entre os SUVs compactos, ficou na 22ª colocação geral e na oitava posição dos utilitários esportivos, somando 24.031 unidades zero-quilômetro licenciadas ao longo do ano passado.