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Ford Ka e Hyundai HB20 zeram teste de colisão do Latin NCAP

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/12/2020 13h47

Resumo da notícia

  • Ford Ka e Hyundai HB20 foram reprovados pelo Latin NCAP
  • Carros tiveram notas ruins na proteção ao tórax e foram penalizados por não terem ESP
  • Ford promete oferecer itens de segurança no Ka

Dois dos modelos mais vendidos do país zeraram os testes de colisão realizados pelo Latin NCAP.

Tanto Ford Ka quanto Hyundai HB20 (este avaliado pela terceira vez) receberam a nota mínima. Os resultados seguem o novo protocolo estabelecido pela entidade que realiza testes com veículos vendidos na América Latina.

Os carros obtiveram notas ruins na proteção a adultos e crianças, com maus resultados na proteção da região do tórax no teste de impacto lateral.

As novas normas exigem que os veículos tenham controle de estabilidade de série - caso contrário, as notas têm penalidades mais altas.

Ka tem médias ruins

O Ka (avaliado na carroceria Sedan) teve bom desempenho no teste de colisão dianteiro e apresentou boa integridade da estrutura. O carro perdeu pontos preciosos no teste de colisão lateral, recebendo nota zero por conta dos danos no tórax.

No novo teste de efeito chicote, o compacto foi muito mal e zerou o critério. O critério de proteção passível também foi zerado pela ausência de controle de estabiidade e frenagem autônoma de emergência como itens de série.

No geral, o Ka obteve 34% de proteção para adultos, 9% para crianças, 50% para pedestres e 7% em tecnologias.

Procurada pela reportagem de UOL Carros, a assessoria de imprensa da Ford do Brasil afirmou que está trabalhando para acrescentar mais itens de segurança ao Ka.

"O Ford Ka atende e excede os requisitos legais de segurança nos países onde é comercializado. No protocolo anterior do Latin NCAP, o mesmo veículo foi classificado com 3 estrelas. A Ford está trabalhando para adicionar equipamentos de segurança de série na linha Ka, como controle eletrônico de estabilidade e airbags laterais", diz o posicionamento.

HB20 também decepciona

O Hyundai HB20 também recebeu zero estrela nos testes realizados pela entidade.

De acordo com o relatório, o HB20 mostra boa proteção para cabeça e pescoço do motorista, ao passo que a região do tórax recebeu uma nota mediana no teste de colisão frontal.

Assim como no Ka, o problema está no teste de impacto lateral contra barreira móvel: o HB20 obteve a pior nota possível na proteção da região do tórax. Isso fez com que sua média final fosse zero.

O modelo da Hyundai também foi mal no teste de efeito chicote, no qual recebeu 0,14 ponto de um máximo de 3 pontos possíveis. Sem frenagem autônoma de emergência nem controle de estabilidade de série, o HB20 zerou também na proteção passiva para adultos.

O resultado final foi de 19% de proteção para adultos, 10% para crianças, 43% para pedestres e 14% para tecnologias de proteção.

Este foi o terceiro teste realizado pelo Latin NCAP com o HB20. Em outubro, um teste foi realizado com uma unidade comprada pela entidade, e a média do modelo, que até então era de quatro estrelas, caiu para apenas uma.

A diferença entre a segunda avaliação e a mais recente estaria justamente no novo protocolo, uma vez que o teste teria sido realizado antes da adoção das novas regras.

A Hyundai também se manifestou após contato da reportagem de UOL Carros com o seguinte posicionamento:

"O HB20 Nova Geração foi testado e classificado publicamente pelo Latin NCAP de acordo com parâmetros em vigor em 2019, na época de seu lançamento para os países da América Latina. Após o lançamento, o Latin NCAP divulgou um novo protocolo de teste, a ser aplicado em 2020, e que apresenta especificações mais elevadas de segurança.

A Hyundai esclarece que não houve qualquer mudança na especificação das peças ou de qualquer item que possa afetar a segurança do HB20 desde seu lançamento até hoje. O resultado de zero estrela para o HB20 Nova Geração com base no novo protocolo de testes 2020 do Latin NCAP é, de fato, a consequência dos novos parâmetros aplicados, que são muito diferentes dos testes anteriores. O nível de segurança do HB20 fabricado hoje, novembro de 2020, é rigorosamente o mesmo do momento de seu lançamento, em setembro de 2019.

A empresa também reforça que todos os modelos do HB20 Nova Geração atendem integralmente as regulamentações legais de segurança, testes de colisão e homologação dos países em que são comercializados, apresentando inclusive itens únicos de segurança para o segmento da carros compactos, como o Sistema de Alerta e Frenagem Autônomo (FCA) e o Alerta de Mudança de Faixa (LDWS) em algumas versões.

A Hyundai entende e apoia os esforços do Latin NCAP para estimular os fabricantes de automóveis a adotarem níveis cada vez mais elevados de segurança em seus produtos, pois esse anseio está perfeitamente alinhado com a filosofia corporativa da empresa. As novas referências de segurança propostas pelo protocolo 2020 de testes do Latin NCAP, que ainda não são mandatórias segundo as regulamentações legais na América Latina, já vêm sendo estudadas pela Hyundai como parte de seu programa regular de melhorias no HB20, o que deverá contribuir para uma melhor classificação no ranking em testes futuros. Airbags Laterais e Controle de Estabilidade, por exemplo, que são atualmente opcionais em algumas versões, já estão considerados para introdução como padrão de série para toda a família HB20 dentro do prazo mais curto possível".