Topo

Saveiro GTI: como picape que VW nunca lançou ganhou 3 unidades no Brasil

Uma das três Saveiros GTI já fabricadas pela oficina By Deni Studio, usando peças doadas por um Gol GTI detonado e enferrujado; empresário não revela custo do serviço - Arquivo pessoal
Uma das três Saveiros GTI já fabricadas pela oficina By Deni Studio, usando peças doadas por um Gol GTI detonado e enferrujado; empresário não revela custo do serviço
Imagem: Arquivo pessoal

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/11/2020 04h00

No passado, a Volkswagen Saveiro já teve versões com visual esportivo, como Summer e Sunset, mas nunca recebeu a honra de ostentar o logotipo GTI.

No Brasil, o modelo mais icônico da marca alemã com essa denominação é o Gol GTI, que virou febre entre colecionadores e hoje existem exemplares vendidos por preços acima de R$ 200 mil.

No embalo do sucesso do hatch, há cerca de três anos surgiu a ideia de fazer o que a VW nunca fez: construir uma Saveiro GTI com as mesmas caraterísticas mecânicas e visuais do Gol famoso.

Saveiro GTI By Deni - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Essa é uma das três únicas Saveiros GTI do Brasil, transformada na oficina By Deni Studio
Imagem: Arquivo pessoal

Hoje existem no País três exemplares com essa configuração, todos fabricados na oficina By Deni Studio, em Indaiatuba, no interior paulista.

O estabelecimento, referência na restauração do Gol GTI e um dos principais responsáveis por sua recente alta valorização, converte a Saveiro com base em um exemplar "comum" e peças de um GTI doador.

"Um cliente de Aldeia da Serra teve a ideia e nós abraçamos o desafio em 2017. Da coluna central para a frente, o carro ficou idêntico ao Gol GTI. Dali para trás, tudo é uma criação da By Deni", conta Denilson de Freitas Santos, o Deni, proprietário da oficina.

Volkswagen Saveiro GTI By Deni interior - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Cabine traz painel satélite com grafismos vermelhos; volante Momo foi instalado a pedido de cliente
Imagem: Arquivo pessoal

A modificação incluiu, como não poderia deixar de ser, elementos fundamentais para transformar a Saveiro em um GTI com caçamba, como o painel de instrumentos satélite com grafismos vermelhos; o volante de quatro bolas; os bancos Recaro com tecido colorido; o escapamento traseiro com ponteira dupla; os para-choques com frisos coloridos; ar-condicionado; e, claro, o motor AP 2.0 com injeção eletrônica.

Volkswagen Saveiro GTI By Deni Bancos Recaro - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Bancos Recaro são idênticos aos do Gol GTI, bem como outros detalhes internos e externos
Imagem: Arquivo pessoal

O primeiro exemplar, feio sobre carroceria de primeira geração "chinesinha", recebeu componentes de um Gol GTI em mau estado, batido e enferrujado.

Parte dos componentes, como forração dos bancos, espumas, frisos, itens de tapeçaria e peças de acabamento externo foram fabricados na By Deni, da mesma forma que nas restaurações do Gol.

Adaptações

Volkswagen Saveiro GTI By Deni caçamba - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Caçamba traz barras de proteção feitas de acrílico preto, uma adaptação criada pela By Deni
Imagem: Arquivo pessoal

Algumas adaptações foram necessárias, como o para-choque traseiro, "emprestado" da VW Parati e adaptado para permitir a abertura da caçamba.

O logotipo alusivo à versão na tampa traseira foi feito sob encomenda e é um pouco menor do que o utilizado no Gol GTI de primeira geração, para combinar com a carroceria diferente.

Já a caçamba recebeu barras pretas de acrílico.

Volkswagen Saveiro GTI By Deni lateral traseira - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Frisos e apliques cinza fazem parte do pacote, que pode incluir rodas raiadas como as do Gol GTI
Imagem: Arquivo pessoal

A pintura, por sua vez, seguiu o catálogo de cores originais disponibilizadas para o Gol esportivo - no caso da primeira Saveiro GTI produzida, é o tom vermelho Sport.

Caso o cliente deseje, destaca Deni, o carro pode receber preparação no motor, como turbo, e outras personalizações. Ele prefere não comentar o custo da conversão da Saveiro, mas não é baixo.

Volkswagen Saveiro GTI By Deni motor - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Motor 2.0 injetado é de Gol GTI 'doador' e pode receber incrementos na performance a pedido do cliente
Imagem: Arquivo pessoal

A By Deni também transforma a Parati, que já teve versão GTI oficial, lançada e produzida pela Volkswagen.

No caso da Saveiro GTI, o empresário relata que em breve ela terá mais exemplares no Brasil:

"Hoje tenho cinco projetos já encomendados".

Nova Strada x Saveiro: qual é a melhor picape?

UOL Carros