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Volvo oferece blindagem de fábrica em seus carros a partir de R$ 75 mil

Volvo blindado - Rafaela Borges/UOL
Volvo blindado Imagem: Rafaela Borges/UOL

Rafaela Borges

Colaboração para o UOL

10/03/2020 14h26

A Volvo passa a oferecer blindagem de fábrica para seus SUVs. As vendas começam nesta terça-feira. Os preços do produto, considerados pela marca acessório de fábrica, são de R$ 75 mil para o XC40, R$ 77.750 para o XC60 e R$ 78.750 para o XC90.

O valor é cerca de R$ 12 mil mais alto que a média da blindagem para os modelos da Volvo. Em contrapartida, o produto tem a mesma garantia do carro: dois anos.

A blindagem é feita pela empresa Carbon, de Barueri (SP), e faz parte de uma estratégia global da Volvo para esse tipo de veículo. O Brasil foi escolhido para realizar todas as blindagens leves (III-A) de fábrica oferecidas no mundo. Para as pesadas (VR8), o serviço será feito na Alemanha.

De acordo com o diretor geral da Volvo do Brasil, João Oliveira, o País foi escolhido por ser o maior mercado de blindados leves do mundo. A escolha foi logística, e também definida pelo fato de o Brasil ter um parque de fornecedores de componentes para blindagem bem estabelecido.

Para exportação, serão destinados apenas o XC60 e XC90. "Não há mercado para XC40 blindado lá fora ainda", diz Oliveira.

O primeiro Volvo blindado de fábrica destinado a exportação já foi comprado. O destino do modelo será a Alemanha. A expectativa é exportar cerca de 150 modelos por ano.

Além da Alemanha, grande consumidora de blindados leves para comitivas de autoridades, outros bons alvos são países da América Latina, como México e Colômbia.

Concessionárias entregam carro blindado

Segundo Oliveira, em 95% dos casos, o cliente retira o carro na concessionária e o leva para blindagem. No caso dos Volvo blindados de fábrica, todo o processo é feito na autorizada.

O cliente encomenda o carro e a blindagem é oferecida pela concessionária - todas as 37 autorizadas do País estão homologadas. A própria revenda entrega ao consumidor o veículo já blindado, e providencia a certificação.

O prazo entre encomenda e entrega é de 30 dias. Segundo Oliveira, a expectativa é ter alguns exemplares a pronta entrega.

Adaptações

Engenheiros da área de manufatura e produto da sede da Volvo, na Suécia, trabalharam em parceria com a Carbon para desenvolver a blindagem para os SUVs. O objetivo foi adequar o processo aos padrões internacionais de montagem dos carros da marca.

Para estar adequada à exportação, a blindagem segue duas normas. A brasileira é a ABTN 15.000, de teste de materiais de balística, e é inspirada na norte-americana. Já a europeia é a VPAM BR 2019.

Entre os destaques, estão as mantas de aramida mais reforçadas e a capacidade da blindagem de suportar tiros nas portas a 45°, segundo a Volvo. Para isso, as portas receberam molduras de aço balístico reforçado nas portas. Além disso, os vidros foram redimensionados para receber a blindagem.

De acordo com João Oliveira, a blindagem pesa cerca de 60 kg a mais que a convencional - que acrescenta em torno de 200 kg ao peso do carro. O executivo conta que o processo de desenvolvimento do projeto consumiu 9 mil horas de projeto balístico e 6 mil horas para produção e processos.

"Foram realizados diversos testes em itens de segurança, como os airbags, para checar se haveria diferença na maneira de o componente se projetar em um carro blindado", afirma Oliveira. A fábrica da Carbon recebeu uma linha exclusiva para carros da Volvo.

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