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Quanto custa ter um carro? Saiba todas as despesas envolvidas em um veículo

O valor da prestação pode até caber no orçamento, mas não será a única despesa com o carro no mês - Edson Silva/Folhapress
O valor da prestação pode até caber no orçamento, mas não será a única despesa com o carro no mês Imagem: Edson Silva/Folhapress

Thiago Lasco

Do UOL, em São Paulo

28/02/2020 04h00

A compra de um carro tem um forte componente emocional. O design moderno, a cabine com cheirinho de nova, um mundo de possibilidades que se abre quando se está motorizado, dos deslocamentos mais cômodos da rotina aos passeios de fim de semana.

Além disso, as facilidades do financiamento dão um empurrãozinho extra. Quando dá para encaixar o valor da prestação no orçamento mensal, para muitas pessoas isso é tudo o que basta: vamos fechar negócio!

Mas o custo de se ter um carro vai muito além do valor de tabela, que é o preço sugerido pela montadora. Há uma série de despesas que acompanham o carro ao longo do tempo e também pesam no bolso. Tudo isso deve ser considerado.

Fizemos aqui uma simulação com base em modelos de três segmentos: um hatch compacto de entrada, um SUV compacto e um sedã médio. Cada um tem um peso bem diferente no orçamento mensal e anual, como você poderá constatar.

Enquanto os valores de licenciamento e seguro obrigatório (DPVAT) são fixos para todos os automóveis, IPVA e seguro variam conforme o carro escolhido. O preço da apólice do seguro depende do perfil de risco do proprietário e da própria sinistralidade do modelo: há carros mais visados por ladrões, como o Fiat Palio.

Um cálculo completo deve considerar também os custos financeiros. Um deles é a depreciação do bem - o seu carro não valerá o mesmo com o passar dos anos. O outro é o chamado custo de oportunidade: o quanto você deixou de ganhar ao gastar o dinheiro, ao invés de investi-lo em uma aplicação financeira.

Tudo na vida são escolhas: se o ganho de tempo e conveniência justifica os custos envolvidos, isso vai da avaliação pessoal de cada um.

Confira abaixo os cálculos feitos para manter um Ford Ka, um Volkswagen T-Cross e um Toyota Corolla por um ano.

Hatches de entrada com motor 1.0, como o Ford Ka, estão entre as opções mais econômicas - Divulgação
Hatches de entrada com motor 1.0, como o Ford Ka, estão entre as opções mais econômicas
Imagem: Divulgação

MODELO: Ford Ka SE 1.0
Preço de tabela: R$ 47.490,00

Combustível: R$ 3.913,04
IPVA: R$ 1.899,60
Seguro (média): R$ 1.389,00
Licenciamento e DPVAT: R$ 99,10
Manutenção (1ª revisão): R$ 449,00
Garagem (12 mensalidades): R$ 4.800,00
Lavagens (2 por mês = 24 por ano): R$ 960,00
Total de despesas (no ano): R$ 13.509,74
Média por mês: R$ 1.125,81

Depreciação (12,5%): R$ 5.936,25
Custo de oportunidade: R$ 1.412,83
Total de custos financeiros (no ano): R$ 7.349,08

Subtotal (despesas + custos financeiros): R$ 20.858,82

O T-Cross está entre os modelos mais desejados entre os SUVs compactos  - Divulgação
O T-Cross está entre os modelos mais desejados entre os SUVs compactos
Imagem: Divulgação

Volkswagen T-Cross Comfortline 1.0 TSI
Preço de tabela: R$ 99.990,00

Combustível: R$ 4.736,84
IPVA: R$ 3.999,60
Seguro (média): R$ 3.000,00
Licenciamento e DPVAT: R$ 99,10
Manutenção (1ª revisão): zero*
Garagem (12 mensalidades): R$ 4.800,00
Lavagens (2 por mês = 24 por ano): R$ 960,00
Total de despesas (no ano): R$ 17.595,54
Média por mês: R$ 1.466,30

Depreciação (12,5%): R$ 12.498,75
Custo de oportunidade: R$ 2.974,70
Total de custos financeiros (no ano): R$ 15.473,45

Subtotal (despesas + custos financeiros): R$ 33.068,99

Na ponta do lápis, sai mais caro colocar na garagem um sedã médio como o Toyota Corolla - Divulgação
Na ponta do lápis, sai mais caro colocar na garagem um sedã médio como o Toyota Corolla
Imagem: Divulgação

MODELO: Toyota Corolla XEi
Preço de tabela: R$ 112.990,00

Combustível: R$ 5.000,00
IPVA: R$ 4.519,60
Seguro (média): R$ 3.330,00
Licenciamento e DPVAT: R$ 99,10
Manutenção (1ª revisão): R$ 339,00
Garagem (12 mensalidades): R$ 4.800,00
Lavagens (2 por mês = 24 por ano): R$ 960,00
Total de despesas (no ano): R$ 19.047,10
Média por mês: R$ 1.587,31

Depreciação (12,5%): R$ 14.123,75
Custo de oportunidade: R$ 3.361,45
Total de custos financeiros (no ano): R$ 17.485,20

Subtotal (despesas + custos financeiros): R$ 36.532,90

Entenda como foram feitos os cálculos

Combustível

Uso de etanol (preço médio de R$ 3 por litro), rodando 12 mil km por ano, com dados de consumo urbano informados pelas montadoras ao Inmetro: 9,2 km/l (Ka), 7,6 km/l (T-Cross) e 7,2 km/l (Corolla).

Seguro

Cotações médias. O valor do seguro varia de acordo com fatores como o perfil de risco do segurado e locais de de utilização do veículo.

Impostos e taxas

Para 2020, os valores de licenciamento e DPVAT são R$ 93,87 e R$ 5,23, respectivamente. O IPVA (em São Paulo) é de 4% do valor de tabela do carro zero-km.

Manutenção

Somamos o preço da primeira revisão obrigatória (disponível no site da montadora) e duas lavagens por mês (24 por ano), a R$ 40 cada uma. No caso do T-Cross, o valor da primeira revisão é zero porque a VW oferece para esse modelo as três primeiras inspeções gratuitamente.

Garagem

Consideramos um estacionamento com mensalidade de R$ 400, na capital paulista.

Depreciação

Calculamos 12,5% do valor de tabela, que é a média entre a depreciação do primeiro ano de uso (15%) e do segundo (10%).

Custo de oportunidade

Consideramos qual teria sido o rendimento obtido se o valor empregado na compra do veículo tivesse sido aplicado em uma caderneta de poupança, com rentabilidade de 2,975% ao ano (pela regra nova, a poupança paga 70% da Taxa Selic, que em janeiro de 2020 é de 4,25% ao ano).

Errata: o texto foi atualizado
O montante gasto com estacionamento ao longo de um ano, considerando uma garagem com mensalidade de R$ 400, é de R$ 4.800. A informação já foi corrigida nos cálculos.
Os valores corretos do licenciamento e seguro obrigatório são, respectivamente, R$ 93,87 e R$ 5,23. As informações já foram corrigidas nos cálculos dos três modelos