Topo

CEO diz que carros da Tesla produzirão sons de pum e falarão com pedestres

Tesla Model 3 - Divulgação
Tesla Model 3 Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

14/01/2020 11h51

A partir de setembro será obrigatório nos Estados Unidos que carros elétricos e híbridos trafegando até 30 km/h produzam sons para alertar pedestres de sua movimentação em baixa velocidade, devido à ausência do som do motor à combustão, que já fazia este trabalho naturalmente. O barulho de alerta será produzido por um sistema de alto-falantes externo.

O sistema foi pensado apenas com a segurança dos pedestres em mente, mas o mercado já está indo mais longe. A marca de som Harman, pertencente à Samsung, mostrou um sistema na feira de tecnologia CES, em Los Angeles, na última semana que liga o sistema de som interno aos falantes externos do carro. Isso efetivamente cria um sistema de som para eventos ao ar livre.

Mas o sempre polêmico Elon Musk, CEO da Tesla, foi além. Ele já havia dito que seus carros poderiam falar com pessoas. Agora, em um novo vídeo postado no Twitter, um Model 3 pode ser escutado dizendo: "bem, não fique parado olhando, entre" (tradução para: "well don't just stand there staring, hop in").

Musk ainda foi mais adiante e disse que seus carros poderão produzir no futuro sons de pum pelo sistema de segurança.

O vídeo sugere que veículos podem dizer mensagens pré-gravadas, mas também reproduzir a voz do motorista, permitindo que os ocupantes conversem com pessoas do lado de fora do carro sem precisar abaixar uma janela.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.