Topo

Conheça as 5 multas de trânsito mais aplicadas na capital paulista

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, número de multas tem caído na cidade - Rivaldo Gomes/Folhapress
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, número de multas tem caído na cidade Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/01/2020 04h00

Estacionar em local proibido, andar acima do limite de velocidade e até fazer curva sem dar seta são atitudes que podem fazer você levar uma multa.

Conhecer e respeitar as regras de trânsito, além de estar sempre atento ao volante, são, portanto, atitudes mais do que recomendáveis para não ficar no prejuízo.

Por outro lado, tem motoristas que são indiferentes às leis e existe até carro rodando na capital paulista com mais de R$ 130 milhões em infrações de trânsito.

Veículos registrados em nome de empresas, como é o caso do exemplo citado, têm as multas multiplicadas se o condutor não for indicado.

Mas quais são as multas mais comuns na maior cidade da América do Sul? UOL Carros buscou essa informação com o DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.

Os números são referentes apenas a multas do DSV emitidas no período entre janeiro e setembro de 2019, totalizando 7.629.279 infrações. Trata-se do levantamento mais recente disponibilizado pelo departamento. Confira.

As 5 multas mais aplicadas na cidade de São Paulo*

1º - Excesso de velocidade
36% do total

2º - Desrespeitar o rodízio municipal
20% do total

3º - Não indicação do condutor
11,7% do total

4º - Rodar em faixa exclusiva
7,7% do total

5º - Estacionar em local proibido
7,5% do total

* Multas do DSV no período de janeiro a setembro de 2019

Queda no número de multas

Segundo a secretaria, a quantidade de multas emitidas pelo DSV tem caído na capital: as 7.629.279 autuações emitidas de janeiro a setembro de 2019 representam redução de 6% em relação a igual período de 2018 (8.117.279).

Ao comparar janeiro a setembro de 2018 com o mesmo intervalo de 2017 (10.291.508 infrações), a queda foi de 21%.

O DSV acrescenta que 78,6% dos veículos que circulam pela cidade não receberam nenhuma multa de janeiro a setembro do ano passado.

O secretário Edson Caram diz que a diminuição se deve a iniciativas como melhor orientação ao usuário do sistema viário, melhor sinalização e a retirada de radares móveis e dos radares "pegadinha".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Após o sexto parágrafo, o intertítulo dizia que o ranking das multas mais aplicadas tem dez itens. Na verdade, a lista traz cinco itens. A informação já foi corrigida.