Topo

Novo Opel Corsa é registrado no Brasil; PSA nega lançamento no país

Corsa ainda é vendido na Europa, mas foi descontinuado no Brasil - Divulgação/Vauxhall
Corsa ainda é vendido na Europa, mas foi descontinuado no Brasil
Imagem: Divulgação/Vauxhall

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/12/2019 14h26

Resumo da notícia

  • Carro já está à venda na Europa, mas chances de estreia no Brasil são ínfimas
  • Nova geração do hatch é baseada no Peugeot 208
  • Corsa tem quatro motorizações a combustão e versão elétrica

Fãs da Opel ficaram animados quando a PSA-Peugeot Citroën assumiu o controle da marca até então comandada pela GM. Afinal de contas, a troca de comando reacendeu a esperança de ver os carros da empresa alemã no Brasil.

Agora a PSA registrou a patente da nova geração do Corsa junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), mas nem adianta se animar. Isso porque a própria empresa afirmou que não pretende vender carros da Opel por aqui.

Procurada pela reportagem de UOL Carros, a assessoria do Groupe PSA admitiu o registro, mas disse que "isso não quer dizer, necessariamente, que traremos para cá os referidos modelos (ou marcas)". A empresa reiterou que, conforme dito "anteriormente pelos nossos porta-vozes, não temos nenhum plano de trazer a marca Opel ao Brasil".

A medida foi tomada para evitar que outras marcas utilizem o desenho do Corsa sem autorização.

Longe do Brasil

O novo Corsa é baseado na plataforma CMP do novo Peugeot 208, que será fabricado na Argentina e vendido no Brasil a partir de 2020. O modelo é vendido na Europa com quatro motorizações a combustão: 1.2 aspirado de 75 cv nas versões de entrada, 1.2 turbo com 100 cv e 130 cv e 1.5 diesel de 102 cv.

Existe também uma versão 100% elétrica chamada e-Corsa, com 136 cv e tem autonomia de 330 quilômetros. Segundo a Opel, o veículo recupera 80% da carga das baterias em 30 minutos plugado em um carregador rápido.