Topo

Cupra: nova patrocinadora do Barcelona tem hatch de 300 cv e SUV cupê

Tavascan: conceito 100% elétrico tem 306 cv e autonomia de 450 km - Vitor Matsubara/UOL
Tavascan: conceito 100% elétrico tem 306 cv e autonomia de 450 km
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em Frankfurt (Alemanha)*

16/09/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Antes divisão esportiva da Seat, Cupra agora é marca do Grupo VW
  • Marca substitui Audi como parceira do Barça pelos próximos cinco anos
  • SUV cupê elétrico Tavascan é atração da empresa no Salão de Frankfurt

A Audi deixou de ser patrocinadora do FC Barcelona na temporada 2019/2020. Com isso, o elenco precisou se desfazer da frota de carrões, que incluía modelos como o SUV-cupê Q8, recém-lançado no Brasil.

Porém, os jogadores não ficaram a pé por muito tempo. A Cupra foi oficializada como nova parceira do clube catalão. Por trás da mudança está um gol de placa do Grupo Volkswagen, dona das duas marcas: ela pode não ter o mesmo status da Audi, mas é espanhola e catalã como o tradicional clube das cores azul e grená.

Camisa Barcelona com Cupra - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Até uma camisa personalizada do Barça está exposto em Frankfurt
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Muito prazer

O acordo entre Cupra e Barça foi oficializado no dia 25 de agosto e o Salão de Frankfurt foi o primeiro grande evento realizado após a parceria. A Cupra, porém, não é tão nova assim: foi no começo de 2018 que a Volkswagen transformou a antiga linha de veículos esportivos da Seat em uma marca própria. A decisão é idêntica à tomada pela Volvo quando desmembrou a Polestar.

Cupra Ateca - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Cupra Ateca: SUV é feito sobre a plataforma do VW Tiguan
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Atualmente a Cupra vende os modelos Leon Cupra, Leon Cupra ST e Cupra Ateca. Todos têm um motor 2.0 turbo de 305 cv e tração integral. Curiosamente, porém, eles ainda ostentam o logotipo da Seat. O primeiro carro a sair de fábrica com os emblemas da Cupra é o Ateca, que também é vendido pela Seat.

Eletricidade em foco

Em Frankfurt, a marca exibiu o Tavascan. O estiloso SUV cupê conceitual tem visual muito parecido com o do Lamborghini Urus. As linhas são bem agressivas e as rodas de 22 polegadas também ajudam na aparência mais invocada.

Cupra Tavascan 2 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Tavascan tem visual bem parecido com o do Lamborghini Urus
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

O Tavascan é feito sobre a plataforma modular MEB, feita pelo Grupo VW para seus modelos elétricos, como os Volkswagen ID.3 e o futuro ID.4. Ele tem uma bateria de íon-lítio de 77 kWh que alimenta dois motores elétricos, um em cada eixo. A potência é estimada em 306 cv, suficientes para fazer o SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. A autonomia é de até 450 km com uma única carga.