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Salão de Frankfurt tem venda de clássicos e Mercedes rara de R$ 18 milhões

SSK 1928: roadster tem motorzão 7.1 com 200 cv - Reprodução
SSK 1928: roadster tem motorzão 7.1 com 200 cv
Imagem: Reprodução

Vitor Matsubara

Do UOL, em Frankfurt (Alemanha)*

14/09/2019 07h00

Resumo da notícia

  • Carro antigo mais caro é um Mercedes SSK 1928: R$ 20,4 milhões
  • Existe, porém, negócios mais acessíveis partindo de 30 mil euros
  • Mercedes-Benz e Porsche estão entre as marcas mais cultuadas

Carros elétricos, autônomos e até soluções alternativas de mobilidade dominam o Salão de Frankfurt. Mas ainda há (muito) espaço para o culto aos carros antigos. Eles estão em vários estandes e até circulam entre os 11 (sim, ONZE) pavilhões do evento.

Uma graciosa Volkswagen Kombi estava entre os veículos destinados para o transporte de jornalistas nos dois dias destinados à cobertura da imprensa. Nem é preciso dizer que a perua foi um dos carros mais disputados: além da comodidade de levar até oito passageiros, todo mundo queria tirar uma foto dentro da Kombi decorada no melhor estilo hippie.

Kombi transportou jornalistas pelos pavilhões do Salão de Frankfurt - Vitor Matsubara/UOL
Kombi transportou jornalistas pelos pavilhões do Salão de Frankfurt
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Além de transportar felizes jornalistas, a perua fazia propaganda da Motor World, uma empresa especializada em exposição e venda de carros clássicos. A sede não poderia estar mais bem localizada: nos arredores de Stuttgart, cidade que abriga as sedes de Mercedes-Benz e Porsche. Nesta edição do Salão de Frankfurt, ela administra a área destinada aos veículos antigos.

Trato feito?

Vou te dar uma dica: nenhuma visita é completa sem uma passada pelo pavilhão 4. É lá que estão algumas dos maiores e mais valiosos clássicos da indústria automotiva mundial. E o melhor de tudo: você pode levá-los para casa.

Claro que é preciso ter uma conta bancária mais gorda para chamar um carro antigo de seu. Mas nem todos são inacessíveis: UOL Carros achou bons negócios partindo dos 20 mil euros, ou aproximadamente R$ 90 mil.

Logo na entrada havia modelos mais acessíveis, como um simpático Fiat 500 dos anos 50. Todo original, ele estava à venda por menos de 30 mil euros. Pouco adiante havia um estande especializado em Porsches das décadas de 70 e 80. Quem desembolsasse 45 mil euros (quase R$ 204 mil) saia de lá com um belo 911, por exemplo.

A AnMark Classic tinha preços mais salgados: um Porsche 911 Targa 1970 totalmente restaurado estava à espera de um novo dono por 229 mil euros. Além das belas rodas Fuchs, o esportivo pintado em um bonito tom de laranja foi a primeira unidade do modelo entregue na Itália.

Se a grana estiver curta dá para se "contentar" com um Mercedes-Benz 190 SL 1960 com garantia de um ano e documentação pronta para registro na Europa. Por 179 mil euros (pouco mais de R$ 810 mil) ele é seu.

Pequena fortuna

As maiores preciosidades, no entanto, ficam nos fundos do pavilhão. A Rosier Classic Sterne tinha um dos carros mais valiosos da feira: um SSK 1928 com pouco mais de mil quilômetros rodados. O estiloso roadster foi fabricado de 1928 a 1932 e tinha um motor 7.1 de seis cilindros em linha, entregando até 200 cv.

O exemplar ofertado tinha um preço tão impressionante quanto seu estado de conservação: 4 milhões de euros, ou algo em torno de R$ 18,2 milhões. Rodamos por todos os estandes e não encontramos um carro mais caro do que o SSK. E olha que havia até Bugatti em exposição...

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