Topo

Novo Tracker, mini-SUV e rival da Fiat Toro: os próximos lançamentos da GM

Fernando Miragaya

Colaboração para o UOL

13/09/2019 09h22

Em conversa com jornalistas durante o lançamento do novo Onix em Porto Alegre, o presidente da GM Mercosul, Carlos Zarlenga, deixou claro que a prioridade para a marca no Brasil é uma picape médio-compacta. Indagado sobre os futuros projetos oriundos da nova plataforma GEM que serve ao compacto, o executivo deu atenção especial ao segmento onde hoje a Fiat Toro domina.

"Vamos expandir linhas derivadas dessa plataforma rapidamente e estamos estudando diversas categorias. Um segmento que chama a atenção é o entre as picapes pequenas e médias", reconheceu Zarlenga.

O UOL Carros apurou que a GM já desenvolve está picape para ser produzida em São Caetano do Sul, no ABC paulista, a partir de 2020. Seria a estratégia para focar em um segmento ainda pouco disputado e consolidado, menos arriscado que o de picapes compactas, onde a Chevrolet Montana vende quase nada, a Fiat Strada reina absoluta e ainda seria preciso encarar a vice VW Saveiro.

A nova picape usa a base GEM e terá o motor turbo 1.4 turbo de 153 cv do Tracker. A nova geração do SUV, a propósito, vai se valer dessa mesma arquitetura para ser produzida na mesma fábrica e, enfim, ganhar competitividade para encarar Honda HR-V, VW T-Cross, Hyundai Creta e Nissan Kicks.

Outro SUV, menor que o Tracker, também faz parte dos projetos. O jipinho terá a missão de rivalizar mais na base, com Honda WR-V, Ford EcoSport, Renault Duster, além dos futuros VW T-Sport e o jipinho da Fiat programado para 2020. A plataforma ainda deve gerar um SUV médio para rivalizar com o Jeep Compass.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.