Topo

Novo Hyundai HB20X é flagrado sem camuflagem antes da estreia; HB20S também

João Anacleto e Alessandro Reis

Colaboração para o UOL e UOL; em São Paulo (SP)

08/09/2019 11h23

Um dia depois de começarem a circular nas redes sociais fotos do novo Hyundai HB20S sem nenhuma camuflagem no centro da capital paulista, hoje pela manhã quem deu as caras na mesma região foi a segunda geração do HB20X, versão aventureira do hatch compacto.

O carro foi fotografado por Rômulo Rodrigues, que também fez o vídeo acima e cedeu as imagens para publicação em UOL Carros.

No flagrante, dá para notar que o novo HB20X é bastante parecido com o conceito Saga que a Hyundai exibiu em novembro do ano passado no Salão do Automóvel de São Paulo.

Novo Hyundai HB20X - Rômulo Rodrigues/Arquivo pessoal - Rômulo Rodrigues/Arquivo pessoal
Segunda geração do HB20X é a versão que mais se assemelha ao conceito Saga, exibido no Salão do Automóvel
Imagem: Rômulo Rodrigues/Arquivo pessoal

Chamam a atenção os apliques plásticos parrudos no entorno das caixas de roda, a expressiva altura em relação ao solo e as barras de teto. Além disso, como a versão convencional, o hatch traz adesivo na coluna traseira para conferir o efeito de teto "flutuante".

"Mini Elantra"

Quanto ao Hyundai HB20S, ele surgiu ontem na região central da capital paulista, também despido de disfarces. O sedã compacto da marca sul-coreana foi flagrado rodando nos arredores do bairro Liberdade, aparentemente durante a gravação de um comercial. O vídeo com o flagrante, recebido por WhatsApp de autor desconhecido, você confere abaixo. Fotos também.

O sedã do HB20 traz a mesma dianteira polêmica do hatch, enquanto a traseira mudou bastante. O estilo cupê foi acentuado, com o teto ainda mais arqueado que no HB20S atual. A coluna traseira ficou mais larga e termina quase na junção com a tampa do porta-malas - que exibe um ressalto que se assemelha a uma pequena asa traseira.

Novo Hyundai HB20S dianteira - Reprodução - Reprodução
Dianteira é a mesma da versão hatch, com capô mais curvado e grade mais baixa que o atual
Imagem: Reprodução

Por sua vez, as lanternas atrás ficaram muito maiores, estendendo-se até a tampa traseira. A placa foi deslocada para o para-choque. O visual lembra bastante uma versão pequena do novo Hyundai Elantra, sedã médio.

Novo Hyundai HB20S traseira - Reprodução - Reprodução
Na traseira, HB20S exibe lanternas bem maiores e curvatura acentuada do teto, reforçando o estilo cupê
Imagem: Reprodução

Na sexta passada, a Hyundai divulgou as primeiras imagens oficiais do interior do novo HB20, evidenciando o painel na cor marrom, o botão de partida e parte das saídas centrais do ar-condicionado e dos comandos da central multimídia. Também revelou uma parte do painel de instrumentos, com velocímetro digital monocromático ao lado do computador de bordo - como na geração atual do Chevrolet Onix, que também muda este mês. O lançamento da segunda geração do HB20 está marcado para 16 de setembro.

Fotos oficiais

interior novo hyundai hb20 - Divulgação - Divulgação
Família HB20 terá opção de acabamento marrom e botão de partida nas versões mais caras
Imagem: Divulgação

Durante a semana passada, a montadora divulgou imagens de frente e traseira do hatch, evidenciando a frente com capô mais parrudo, faróis espichados e grade de menores dimensões. Atrás, as lanternas ganharam um prolongamento na tampa do porta-malas no formato de bumerangue, enquanto nas laterais a coluna traseira ganhou um aplique preto, para dar o efeito de "teto flutuante", na moda.

UOL Carros teve há cerca de dois meses a oportunidade de conferir ao vivo, a cores e sem nenhuma camuflagem o HB20 2020 na sede da Hyundai na Coreia do Sul, porém nenhuma foto foi liberada pela montadora na ocasião. Dá para antecipar que as dimensões são bastante parecidas com as do carro atualmente vendido no Brasil.

frente novo hb20 - Divulgação - Divulgação
Dianteira traz capô mais arqueado e grade menor, com faróis espichados; visual remete ao novo Sonata
Imagem: Divulgação

Podemos adiantar também que, nas versões mais caras, tanto o HB20 quanto suas variantes sedã e aventureira terão o inédito motor 1.0 turbo flex, dotado de injeção direta de combustível e capaz de render cerca de 120 cv de potência e 17 kgfm de torque, disponível bem cedo, a apenas 1.500 rpm.

Quanto às transmissões, irá manter as alternativas atuais: câmbio manual de cinco marchas na versão de entrada e automático ou manual de seis velocidades nas configurações mais completas.

traseira novo hyundai hb20 - Divulgação - Divulgação
Lanternas traseiras trazem prolongamento na tampa do porta-malas no estilo bumerangue; teto é "flutuante"
Imagem: Divulgação

A produção, como o HB20 atual, será mantida na fábrica de Piracicaba (SP).

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.