VW mostra "loja" cheia de carros por realidade digital; veja como funciona
Resumo da notícia
- Experiência interativa inclui telões táteis, óculos de realidade virtual e tablets
- Cliente pode ver carro em 360 graus, tanto por fora quanto por dentro
- Custo da estrutura digital é estimado em R$ 28 mil
A Volkswagen oficializou o projeto piloto de concessionárias digitais no Brasil. A iniciativa já havia sido apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo e funciona desde dezembro na capital paulista. A primazia coube à revenda Caraigá localizada na Rua Colômbia, no bairro dos Jardins.
Este formato aproveita telas táteis de 55 polegadas, óculos de realidade virtual e tablets para proporcionar uma nova experiência ao consumidor. Por meio destes recursos ele pode conhecer todos os modelos da linha Volkswagen, incluindo todas as versões de acabamento disponíveis para cada carro.
A ferramenta é um configurador nos moldes do que é oferecido no site oficial da marca, mas mais completo e interativo. Isso porque o usuário consegue visualizar o veículo em 360 graus tanto por fora quanto por dentro. Por meio dos óculos de realidade virtual, o cliente consegue "entrar" no carro e olhar ao redor como se estivesse sentado no veículo. Imagens em alta resolução mostram cada detalhe do carro e as mudanças selecionadas pelo usuário são visualizadas rapidamente na tela do configurador.
O custo estimado para cada revenda é de R$ 28 mil, incluindo todos os equipamentos necessários (hardware, monitor, computador e óculos de realidade virtual) e os móveis padronizados para identidade visual.
Venda a domicílio? Claro que sim!
UOL Carros experimentou a nova tecnologia e se surpreendeu com o nível de interatividade. É possível ver imediatamente o carro desejado no monitor. Com os óculos de realidade virtual, o cliente visualiza cada parte do veículo que deseja conhecer. Uma vez "dentro" do carro, basta mirar o olhar para um dos vários pontos espalhados pela cabine para abrir um menu com mais detalhes. O recurso é útil também para ter uma noção do visual do carro com os acessórios escolhidos e sem interferências externas, como a luz do dia que impossibilita a visualização da iluminação ambiente, por exemplo.
Além de ser uma inovação, a marca dispensa a construção de showrooms gigantes para expor vários modelos, sugerindo um novo padrão de revendas a partir de 90 m2 e quantidade menor de carros físicos em exposição. Este formato permitirá a presença de concessionárias em áreas mais nobres e valorizadas, já que o custo da construção ou locação do imóvel será reduzido significativamente.
O formato de concessionária digital também permite a realização de vendas fora da revenda. Consultores foram treinados para atender clientes em qualquer endereço (como residências ou escritórios), levando apenas o óculos de realidade virtual e um tablet.
Até o momento, o projeto piloto conta com 10 pontos de venda espalhados pelos estados de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Amazonas. A VW estima que 30 concessionárias terão a tecnologia até o fim de março e todas as revendas da América Latina contarão com os recursos digitais até o fim do ano.
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