Topo

Quem vence esta briga: um Ford Mustang ou um Volvo S90? Assista

Veja como se saíram Volvo S90 e V90 no Euro NCAP

UOL Carros

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/02/2017 04h00

Se estivéssemos falando de potência, a resposta em favor do muscle americano seria óbvia, mas não é o caso. O assunto aqui é segurança, e nesse quesito temos uma bomba para você -- ok, nem é tão bomba assim, visto que superar um Volvo nesse quesito é quase impossível.

O Euro NCAP, programa de segurança viária para países da Europa, estreou um novo protocolo de testes em 2017 e submeteu como primeiros modelos a serem avaliados sob tal regime o recém-lançado sedã S90, a derivação perua V90 e a atual geração do Ford Mustang (embora sem o facelift apresentado em janeiro). Resultado: lavada dos suecos. 

Crias da mesma plataforma que deu origem ao ultratecnológico XC90 -- já vendido no Brasil --, S90 e V90 registraram a maior pontuação da história: além da nota máxima de cinco estrelas, surpreenderam positivamente a direção do Euro NCAP.

Para isso, ambos os modelos se aproveitaram do vasto pacote de babás tecnológicas, como frenagem automática emergencial para outros carros e pedestres, e assistentes de velocidade manutenção de faixa. Com o resultado, os três modelos mais bem avaliados do programam passam a ser da Volvo (o outro é o próprio XC90).

Assista ao vídeo dos testes com os modelos da Volvo.

Americano decepcionou

Já o Mustang foi humilhado: duas estrelas. A principal razão está na ausência de auxílios semi-autônomos de segurança, praticamente universais na Europa. Os airbags foram considerados pouco eficientes tanto na prova de impacto frontal parcial (contra barreira deformável a 64 km/h), quanto na de choque lateral (barreira móvel a 50 km/h). Sem cintos com pré-tensionadores e limitador de carga na fileira traseira, o Mustang perdeu mais pontos na colisão contra parede a 50 km/h.

Para piorar, a Ford ainda foi "cornetada" do secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen. "A fabricante não esperava que fôssemos avaliar o Mustang, e optou por não equipá-lo com itens de segurança que estão disponíveis nos Estados Unidos e também em diversos outros esportivos. Tal atitude deveria preocupar os clientes da Ford, seja os que estão comprando um muscle de alta potência ou os que adquirirem um veículo convencional", criticou.

Confira o vídeo dos testes com o Mustang.

Em nota enviada à imprensa europeia, a Ford respondeu que "o Mustang reestilizado, que será lançado até o fim deste ano, estará equipado com assistências pré-colisão e auxílio de manutenção de faixa como equipamentos de série".

Lembrando que o S90 será lançado no Brasil ainda este ano, até o final do segundo semestre. Já o Mustang finalmente vai chegar, mas só na virada de 2018.