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BMW Série 2 Active Tourer, que chega em março, é flagrado em SP

BMW Série 2 Active Tourer, já com motor flex, é visto em Santana do Parnaíba (SP) - Wilson Capellini Netto/UOL
BMW Série 2 Active Tourer, já com motor flex, é visto em Santana do Parnaíba (SP) Imagem: Wilson Capellini Netto/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/01/2015 16h50Atualizada em 28/01/2015 18h58

Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014, o monovolume BMW Série 2 Active Tourer está em fase final de testes e homologações e será lançado no Brasil ainda neste primeiro trimestre pela fabricante alemã. Na última semana, o carro foi visto sob leve disfarce pelo leitor Wilson Capellini Netto em uma das pistas do Rodoanel, na região de Santana do Parnaíba (SP).

Em contato com UOL Carros, a BMW confirmou que a primeira leva do monovolume chega no primeiro trimestre, confirmou o teste com o veículo fotografado, mas afirmou que maiores informações só serão reveladas no lançamento oficial, em breve. Na mesma ocasião devem ser revelados os preços.

O carro é um dos listados pelo Inmetro, aliás, como menos econômicos em sua categoria: fez 8,8/12,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina, recebendo nota E (a pior) nos testes laboratoriais do programa de etiquetagem veicular brasileiro (PBE). Isso serve para a versão 225i, com motor 2.0 turbo a gasolina.

No flagrante, a foto chapada da traseira (abaixo) revela lanternas, recortes e ressaltos muito semelhantes ao do Mercedes-Benz Classe B, um dos rivais do novo modelo. O Active Tourer é a aposta da empresa para fisgar clientes não apenas do Classe B, mas de toda a família compacta da Mercedes, que ainda tem o hatch Classe A, o sedã CLA e o suvinho GLA -- todos de tração dianteira (ainda que haja opções com tração integral).

BMW Série 2 Active Tourer chega em 2015 para encarar o Mercedes-Benz Classe B - Wilson Capellini Netto/UOL - Wilson Capellini Netto/UOL
BMW Série 2 Active Tourer chega em março para encarar Mercedes-Benz Classe B
Imagem: Wilson Capellini Netto/UOL
ATUALIZAÇÃO: Há ainda uma emblema alongado, no lado direito da tampa do porta-malas, próximo à lanterna, que levanta dúvidas. UOL Carros chegou a apontar a possibilidade de se tratar da plaqueta "ActiveFlex" usada para os modelos com motor bicombustível turbo da marca -- caso do novíssimo hatch 125i flex, outro lançamento da marca que consta da lista do Inmetro, na qual também recebeu nota E -- e de versões do sedã Série 3, desde 2013.

A BMW, porém, afirma se tratar apenas da emblema do nome da versão (no caso, 225i), De fato, o padrão da marca é colocar o nome do carro à direita, com diferenciações à esquerda. Mas isso não explica o afilamento da plaqueta.

Plaqueta do Série 3 flex - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
No Série 3, o emblema ActiveFlex surge com estilo mais afilado, mas à esquerda
Imagem: Murilo Góes/UOL
BMW DIANTEIRO
Apesar de não estar na lista oficial de fabricação local programada pela empresa (que já nacionalizou Série 3 e X1, e planeja abrasileirar ainda este ano o novo Série 1, além dos SUVs X3 e Mini Countryman), o fato de dividir plataforma de tração dianteira com a nova geração do Mini Cooper permitiria que o Série 2 também fosse feito na fábrica da BMW em Araquari (SC).

De uma forma ou de outra, este é o primeiro carro de tração dianteira da história da empresa, quebrando uma das maiores tradições da indústria automotiva, para desgosto dos fãs puristas.

"Nossos clientes pediram um carro compacto [médio para os padrões brasileiros], mas confortável. Com tração dianteira, o motor pode ser posicionado transversalmente, o que aumenta o espaço interno", revelou a UOL Carros Siegfried Müller, líder do projeto, durante o Salão de Genebra do ano passado.

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br