Veja dez mitos e verdades sobre o uso da gasolina aditivada

Muita gente tem essa dúvida na hora de abastecer: vale a pena pagar um pouco mais e colocar gasolina aditivada?
Isso acontece porque não se sabe o que esse combustível traz de diferente: algumas pessoas pensam que gasolina aditivada deixa o motor mais potente e esperto; outras acreditam que ela não é adequada para uso em motores com alta quilometragem, pois seus aditivos iriam "desprender" sujeira interna e entupir filtros e bicos injetores; um terceiro grupo ainda a usa no tanquinho de partida a frio para fazer com que a gasolina tenha maior vida útil no reservatório, pois ela teria "maior validade" que a comum.
Fato é: muita informação circula por aí e por isso é normal existir dúvidas. O que é verdade e o que é mito nesse monte de constatações?
Para acabar todas as indagações, UOL Carros reúne nesta reportagem mitos e verdades, com dicas da Raízen, representante da Shell no Brasil.
Mitos
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Aditivada é "mais pura" que gasolina comum
A diferença da aditivada para a comum está, claro, no fato de a primeira trazer aditivos, que incluem detergentes para limpar a sujeira interna, dispersantes para "quebrar" essa sujeira e fazê-la queimar juntamente com o combustível e elementos que formam uma película protetora sobre cilindros, pistões e outros componentes, reduzindo o atrito e consumo. Mas ela não é "mais pura".
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Gasolina aditivada "vicia" o motor
O motor pode utilizar gasolina aditivada, comum ou etanol em carros flex em qualquer proporção, pois ele faz automaticamente o reconhecimento para receber os diferentes combustíveis.
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Aditivos aumentam a potência
Outra mentira, pois esse papel cabe às gasolinas de alta octanagem, que elevam números de potência e torque em motores de alto desempenho. A gasolina aditivada tem a mesma octanagem da comum. Apesar disso, ela ajuda a limpar o sistema de injeção e, com isso, pode melhorar o consumo e até recuperar de certa maneira a performance de motores sujos com alguns abastecimentos.
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Inadequada para motores muito sujos
Mito: parte dos aditivos dessa gasolina são justamente os dispersantes, responsáveis por transformar os resíduos em partículas microscópicas, evitando o bloqueio de filtros, por exemplo.
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Gasolina aditivada não compensa
Outra historinha: mesmo sendo um pouco mais cara, a aditivada a médio e longo prazo ajuda a reduzir custos com manutenção, preservando peças dos sistemas de combustão e ignição, e ainda contribui para maior eficiência do motor, podendo reduzir o consumo.
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Montadoras não recomendam aditivada
Mentira: a maioria dos manuais do proprietário dos veículos faz o oposto e recomenda justamente abastecer o veículo com gasolina com aditivos.
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Basta abastecer algumas vezes que a aditivada já cumpre o seu papel
Outra lenda. Para que manter seus benefícios, é necessário que o uso da gasolina aditivada seja constante -- caso contrário, com o tempo o motor voltar a formar sujeira interna.
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Todas as gasolinas aditivadas têm a mesma especificação
Também não: cada marca tem sua fórmula específica de aditivos, incluindo detergentes, dispersantes e agentes que formam a película de proteção.
Verdades
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É vantajoso colocar aditivada no tanquinho de partida a frio
Esse tipo de gasolina conta com antioxidantes que retardam seu envelhecimento e, portanto, tem maior validade -- o que é importante, já que o reservatório pode passar semanas ou meses sem ser utilizado. A aditivada também impede que o líquido fique muito espesso, o que pode prejudicar a ignição.
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É o óleo lubrificante e não o combustível que suja o motor
Sim, o responsável por sujar os bicos injetores e as válvulas é o óleo do cárter, que também protege e resfria peças móveis internas e entra em contato com o sistema de injeção. Gasolina adulterada, no entanto, traz outros prejuízos ao motor.
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