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Muito além do Corolla: quais são os novos híbridos flex que virão ao Brasil

A Toyota foi a primeira marca a lançar um carro híbrido flex no mundo. Trata-se do sedã Corolla brasileiro. Depois, o sistema passou a equipar o SUV Corolla Cross. Mas, desde então, não há nenhuma novidade no país com esse recurso, maior aposta das montadoras para reduzir emissões de gases - ao menos, a médio prazo.

A Volkswagen foi a primeira a anunciar sua aposta no híbrido flex como solução para reduzir emissões no Brasil. Isso ocorreu entre 2021 e 2022. Mas, até agora, nada de produto com essa tecnologia.

Depois, a Stellantis também promoveu evento para anunciar investimento no híbrido flex. No segundo semestre do ano passado, mostrou as plataformas eletrificadas que terá no mercado nacional. Mas e o produto? Não deverá chegar este ano.

Após Stellantis e Volkswagen, outras montadoras partiram para o investimento no híbrido flex. Até a Chevrolet, que apostava no elétrico, mudou de planos e também terá essa tecnologia - embora não tenha feito ainda um anúncio oficial sobre isso.
O que vem por aí

Mas, afinal, quando teremos um novo híbrido flex no Brasil? Por enquanto a Honda é a única que já anunciou data de lançamento. O novo WR-V chega ao mercado no segundo semestre de 2025. Feito em Itirapina (SP), será o primeiro produto da marca com esse sistema.

Mas não está descartada a possibilidade de alguma montadora promover a estreia desse recurso um pouco antes. Uma delas é a Renault. É esperado para 2025 o SUV médio que a marca fará sobre a plataforma RGMP, a mesma do Kardian.

O modelo, que chegará com a missão de concorrer com o Compass, será o primeiro produto híbrido flex da montadora francesa.

Mas a própria Toyota pode sair na frente e lançar seu terceiro produto híbrido flex antes que as rivais consigam promover a estreia de seus primeiros. O inédito SUV Yaris Cross trará esse sistema.

O modelo, que deverá brigar com T-Cross, Tracker e Creta, entre outros, estava previsto para chegar em 2024, mas a produção atrasou. Agora, ficará para 2025.

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Apostas

A Volkswagen, porém, pode surpreender. Afinal, depois da Toyota, foi aquela que mais rápido aderiu à ideia. A marca desenvolve um novo motor 1.5 flex, preparado para receber eletrificação. A previsão de estreia é 2025.

Esse propulsor deve substituir o 1.4 flex que está em produtos como T-Cross e Taos. Mas qual será o primeiro híbrido? Se seguir a lógica da Toyota - que começou com os médios Corolla - e da Renault, que é a do produto de maior valor agregado, o Taos.

Por outro lado, o alto volume e a relevância do T-Cross, SUV mais vendido do Brasil em 2023, podem contar pontos a favor do modelo menor. E quanto à Stellantis?

A estreia do primeiro carro híbrido flex também está prevista para 2025, mas o modelo a receber a tecnologia ainda é incógnita, pois o grupo tem as marcas Fiat, Jeep, RAM, Peugeot e Citroën. Se for seguir a lógica do mercado, o Jeep Compass é a melhor aposta - até porque ele é o que enfrenta diretamente chineses eletrificados como Haval H6.

Por outro lado, por ser a marca que mais vende carros no Brasil, a Fiat pode ganhar a honra. Fastback e Toro são boas apostas. E que tal um lançamento simultâneo de produtos flex de várias marcas do grupo? É uma hipótese, embora menos provável.

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Já a Chevrolet, que passou os últimos anos apostando no carro 100% elétrico, tende a lançar seu primeiro híbrido flex com mais atraso que a concorrência. Certamente, a estreia não ocorrerá em 2025.

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