Renault Kardian é revelado em nova fase da marca no Brasil; veja detalhes
A Renault começa a fase que está chamando de revolução (de produtos) em março do ano que vem, quando lançará no mercado brasileiro o SUV compacto Kardian. O movimento é mundial, mas por aqui significa um distanciamento da plataforma da marca de baixo custo Dacia (Duster e Oroch, entre outros) para adotar arquitetura (e carros) mais modernos.
O Kardian será produzido em Curitiba, no Paraná, para abastecer o País e outros 20 mercados da América Latina. Também será feito no Marrocos, de onde deverá ser exportado para a Europa. O primeiro país a lançá-lo será o Brasil, que teve grande participação no desenvolvimento do produto global.
Por isso, com o Kardian, pela primeira vez o País sedia um lançamento mundial de produto. O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (25), no Rio de Janeiro. O SUV é fruto de um plano de investimento de 300 milhões de euros.
Posicionamento e plataforma do Kardian
Com 4,12 metros de comprimento, o Kardian é um SUV compacto com dimensões de hatch, como o Pulse. Portanto, atuará em um segmento abaixo do ocupado por Tracker, T-Cross, Creta, HR-V, Renegade e outro SUV Renault, o Duster (que por enquanto continua em linha).
Os preços só serão revelados em março, e haverá diversas versões. Por enquanto, só foi mostrada a completa, com diversas tecnologias de assistência à condução (ADAS), novo motor 1.0 turbo e câmbio automatizado de seis marchas e duas embreagens.
Esse motor 1.0 turbo é baseado no 1.3 do Duster e de vários modelos da Mercedes-Benz (o maior foi criado a partir de parceria entre a alemã e a Renault). A novidade tem 125 cv de potência (mais que o Nivus e menos que o Pulse) e 220 NM (22,4 kgfm) - torque superior ao dos dois concorrentes.
Essa configuração de motor e câmbio deverá vir nas versões mais caras da linha. Porém, o modelo também terá uma versão com câmbio manual na base - assim como o Pulse e diferentemente do Nivus, só automático.
A montadora informa também que essa plataforma está preparada para produzir modelos híbridos. O Kardian, no entanto, não virá com essa opção. A base modular é capaz de gerar modelos entre 4 e 5 metros de comprimento.
Design e tecnologia
O Kardian traz ao Brasil a nova identidade global da Renault, com o logotipo que estreou, aqui, no importado Megane e-tech. O conjunto óptico tem duas partes. A de cima, fina, é para os faróis de uso diurno. Os principaís, abaixo, são full-LEDs.
Aliás, são cinco cores externas: branco, dois tons de cinza, preto e laranja. Atrás, o destaque fica por conta das lanternas tridimensionais. O porta-malas tem 358 litros, uma boa capacidade - superior à do Pulse e inferior à do Nivus.
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Quero receberO espaço traseiro não impressiona, apesar dos 2,60 metros de entre-eixos. Não há saída de ar para essa parte do carro, mas os passageiros podem contar com duas entradas USB-C - além de outras duas na frente.
Há opção de mudar a iluminação interna das portas - são oito cores. Outros destaques são o console suspenso e a pequena alavanca do câmbio.
Entre os sistemas de assistência à condução disponíveis, há controlador de velocidade adaptativo, sensor de ponto cego e frenagem autônoma de emergência. Outro destaque é a câmera 360 com vista aérea.
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