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Em mês de surpresas, Onix volta à liderança dos carros mais vendidos
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Surpresa deveria ser o sobrenome do ranking de vendas de carros no mês de novembro. Há novidades na liderança geral, no segmento de SUVs compactos e na briga de modelos de sete lugares.
A Chevrolet foi o nome do mês. Depois de paralisações na produção dos modelos da linha Onix durante todo o primeiro semestre de 2021, a marca retomou a fabricação dos produtos e foi ganhando espaço. Agora, chegou a seu auge.
O ex-líder Onix, que no ano passado acabou perdendo a liderança para a Fiat Strada, retomou a primeira posição. Ele somou 9.327 emplacamentos, ante os 8.535 da picape da marca italiana, a segunda colocada.
Mas a Chevrolet foi além e, de quebra, emplacou também o terceiro lugar do ranking. O posto coube ao sedã Onix Plus, que teve 7.521 unidades vendidas. Volkswagen Gol e Fiat Argo ficaram, respectivamente, na quarta e quinta colocações (veja abaixo a lista dos dez mais vendidos em novembro).
SUVs compactos
Quem se deu mal em novembro foi o Jeep Renegade, que perdeu o primeiro lugar entre os SUVs compactos. O posto ficou com um modelo que já vinha se aproximando mês a mês, o Hyundai Creta. O produto passou neste ano por profundas mudanças - há novos visual e tecnologia e a adoção do motor 1.0 turbo do HB20 nas versões mais baratas.
Na segunda posição, mais uma vez a Chevrolet se destaca. O Tracker ocupou esse posto com 6.073 emplacamentos, pequena desvantagem para o líder Creta, que teve 6.099 exemplares vendidos.
O T-Cross foi o terceiro mais vendido do mês, enquanto o Renegade ficou apenas com a quarta colocação. O HR-V fechou a lista dos cinco mais vendidos e o C4 Cactus conseguiu bom destaque, com o sexto lugar.
Outro grande nome de novembro foi o Fiat Pulse. Sem somar ainda um mês completo de vendas, o novo SUV ocupou o sétimo lugar. O plano da montadora italiana é colocá-lo, em breve, no posto de utilitário-esportivo mais vendido do Brasil.
Se o Pulse se deu bem, seu principal rival, o Nivus, se deu mal. Ele foi só o nono SUV compacto mais emplacado de novembro. Entre ele e o Pulse apareceu o Renault Duster.
Estreia do Commander
Outro que teve seu primeiro mês de vendas foi o Commander, o SUV de sete lugares da Jeep. Na briga entre modelos que oferecem três fileiras de bancos, o SUV ficou atrás do SW4. O novato teve 1.085 emplacamentos, ante os 1.175 do Toyota.
Porém, também sem um mês completo de vendas, o Commander já conseguiu deixar para trás o concorrente direto, o Tiggo 8. O Caoa Chery teve 972 unidades vendidas.
Para o Commander, a briga com o Tiggo 8 é a mais real. O SW4, apesar de ser um modelo de sete lugares também, tem uma construção diferente - é feito sobre chassi, enquanto os outros dois usam plataforma de de carro de passeio. Além disso, custa bem mais.
Entre os SUVs médios de cinco lugares, o ranking não teve mudanças. O Compass liderou, com o Corolla Cross em segundo lugar e o Volkswagen Taos na terceira colocação.
Quando se consideram juntas as vendas dos SUVs médios de cinco e sete lugares, a ordem é a seguinte: Compass em primeiro, seguido por Corolla Cross, vice-líder, e SW4, terceiro colocado. O Commander aparece em quarto lugar, o Tiggo 8 em quinto e o Volkwagen Taos, em sexto.
Os dez carros mais vendidos em novembro
1º Chevrolet Onix - 9.327 unidades
2º Fiat Strada - 8.535
3º Chevrolet Onix Plus - 7.521
4º Volkswagen Gol - 6.866
5º Fiat Argo - 6.340
6º Hyundai Creta - 6.099
7º Chevrolet Tracker - 6.073
8º Fiat Toro - 5.921
9º Hyundai HB20 - 5.540
10º Jeep Compass - 5.287
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