Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Audi Q5 Sportback x Mercedes-Benz GLC 300 Coupé: qual é o melhor?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
No Brasil e no mundo, a maioria das pessoas só quer saber de SUVs. E os utilitários-esportivos passaram a ter reinterpretações sobre a carroceria, movimento que resultou na criação dos chamados SUVs cupês.
São carros altos, derivados dos SUVs tradicionais, mas com coluna C rebaixada. Geralmente, têm também centro de gravidade mais baixo e são mais gostosos de dirigir, embora quase sempre entreguem porta-malas e espaço no banco traseiro (para a cabeça) inferiores.
A marca que começou esse movimento foi a BMW, com o X6, e desde então vários SUVs cupês surgiram - até mesmo no segmento de entrada, com o Volkswagen Nivus. O mais recente integrante dessa turma é o Audi Q5 Sportback, que chegou ao mercado nacional neste mês.
O Audi é um SUV cupê médio que concorre com BMW X4 e Mercedes-Benz GLC Coupé. O Porsche Macan, cuja chegada da nova geração acaba de ser anunciada - com preços de R$ 415 mil na versão de entrada, com motor 2.0 turbo -, também pode ser considerado um rival.
Recentemente, testei tanto o Q5 Sportback quanto o GLC 300 Coupé, que acaba de ser renovado - substitui a versão 250. Este é um pequeno comparativo entre as duas novidades para mostrar qual é melhor em cada aspecto.
A comparação é com a versão S Line Black do Q5 Sportback, topo de linha do Audi e equivalente ao GLC 300 Coupé em equipamentos.
Design e acabamento
Design é bem subjetivo, e os dois modelos são muito bonitos. O Mercedes-Benz, apesar de um pouco mais alto, lembra menos um SUV. É uma espécie de Porsche Panamera elevado. Já o Q5 Sportback tem linhas mais semelhantes às da versão tradicional.
Por outro lado, elas são menos polêmicas. Será difícil alguém não curtir o visual. Já o do GLC Coupé pode gerar mais reações do tipo "ame ou odeie". Mas, no acabamento, o Mercedes-Benz leva ampla vantagem.
Tem superfíces mais emborrachadas e materiais mais nobres no revestimento interno, a exemplo da madeira. O Q5 usa nas portas plásticos um tanto duros para um carro desse preço (veja detalhes sobre as tabelas dos modelos abaixo).
VERIDITO: GLC 300 Coupé
Espaço e porta-malas
O espaço no banco de trás é equivalente para as pernas de dois ocupantes. Não é amplo, mas não deixa a desejar. Pessoas com até 1,85 m ficam com as pernas bem acomodadas. O GLC trata melhor o passageiro do meio. O Q5 oferece mais espaço para a cabeça de todos.
A vantagem do Audi está no porta-malas, que tem 510 litros, ante os 500 l do GLC 300. Mas não é essa diferença que dá a vitória, nesse quesito, ao Q5, e sim o fato de o estepe de uso temporário do Mercedes-Benz ocupar espaço demais.
A área destinada ao componente sob o assoalho é muito mal aproveitada, o que deixa a tampa inferior do porta-malas do GLC alta, prejudicando a acomodação da bagagem.
VEREDITO: Q5 Sportback
Equipamentos
Audi Q5 Sportback e Mercedes-Benz GLC 300 Coupé vêm com faróis full-LEDs, painel virtual, central multimídia sensível ao toque, controlador de velocidade adaptativo, porta-malas com abertura elétrica, entre outros itens.
No Q5 Sportback, há navegador GPS, não disponível no Mercedes. O GLC 300, por outro lado, tem ajuste elétrico do volante, que o Audi não oferece.
O Mercedes-Benz pode passar a impressão de ser mais bem equipado, por já vir de série com head up display (projeta imagens do painel de instrumentos no para-brisa) e sistema de som premium da Burmester.
O Audi pode receber essas tecnologias opcionalmente (o sistema de som é da Bang & Olufsen). Isso, contudo, não depõe contra o Q5 Sportback na comparação com o rival (entenda abaixo, no comparativo de preços).
VEREDITO: Empate
Desempenho
Os dois SUVs cupês têm motor 2.0 turbo, com 258 cv no GLC e 249 cv no Q5. Ambos entregam torque de 37,7 mkgf - a 1.600 rpm no Audi e 1.800 rpm no Mercedes.
O GLC tem câmbio automático de nove marchas e o Q5, automatizado de sete velocidades e duas embreagens. Ambos são rápidos e fazem trocas sem deixar o motor demorar para recuperar rotação.
Na prática, a vantagem de potência do GLC não se confirma ao volante. O carro da Mercedes e o Audi são equivalentes na hora de fazer retomadas e aceleram de 0 a 100 km/h no mesmo tempo: 6,3 segundos, conforme dados das respectivas fabricantes.
Mas o GLC leva vantagem em dirigibilidade. Ambos têm modos de condução que alteram, entre outros aspectos, a resposta da direção. Nos modos esportivos, a do Mercedes-Benz fica bem mais pesada que a do Audi.
A direção do Q5 muda pouco de um modo de condução para o outro, e é muito leve em alta velocidade. O Audi tem tração 4x4 por demanda. A do Mercedes é integral permanente.
VEREDITO: GLC 300 Coupé
Preço
A maior vantagem do Q5 Sportback está nessa fator. A versão considerada é a S Line Black, a R$ 395.990, mas o Audi oferece ainda a S Line, para quem não se importa de ter menos equipamentos, por R$ 370.990.
Com o sistema de som da Bang & Olufsen e o head up display, o preço do Q5 Sportback S Line Black vai a R$ 411.490 e fica próximo ao do novo Porsche Macan 2.0. Mas não do GLC 300 Coupé.
O modelo da Mercedes-Benz é tabelado em R$ 540.900.
VEREDITO: Q5 Sportback
Qual é melhor?
Na comparação de quesitos, tivemos um empate, mas esse comparativo não termina empatado. Eu tenho leve preferência pelo GLC 300 Coupé, pois ele é superior em dois fatores que são importantes para mim: acabamento e dirigibilidade.
Porém, o GLC 300 Coupé não leva a melhor, pois não só da qualidade é feito um produto. É preciso ter adequação ao mercado. O Mercedes-Benz não tem. Ele não é apenas muito mais caro que o Q5 Sportback, mas também que o Macan e o X4 (que custa cerca de R$ 440 mil na versão equivalente).
O preço do GLC 300 Coupé não é condizente com o modelo médio que ele é. É preço de SUV grande. A leve vantagem do Mercedes não justifica sua tabela mais de R$ 140 mil superior à do Q5 Sportback. Por isso, entre os dois, o Audi é a melhor opção.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.