Topo

Primeira Classe

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Fiat domina ranking e volta a "emplacar" até Uno entre os mais vendidos

Strada lidera vendas em março - Divulgação
Strada lidera vendas em março Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

29/03/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fiat vem liderando as vendas totais de automóveis e comerciais leves desde o fim do ano passado. Mas, em março, deverá ampliar esse status e se aproximar de um domínio. Na lista dos dez mais emplacados nos 22 primeiros dias do mês, três modelos são da marca italiana.

Quando se considera a lista dos 20 mais vendidos, cinco veículos são da montadora, ou 25% do total. Além disso, o carro mais emplacado do mês é, por enquanto, a Fiat Strada, que deve voltar a deixar o Chevrolet Onix para trás.

A picape vem liderando as vendas de veículos desde o início de março. Até o dia 26, já havia somado 8.849 emplacamentos, vantagem de mais de 1.500 exemplares para o Onix, que tem 7.293 unidades vendidas.

Em um mês de vendas fracas, marcado por medidas mais rígidas contra a covid-19 e enfraquecimento do comércio, a vantagem é tranquila, e pode garantir a liderança ao modelo da Fiat ao final de março. Nos últimos quatro dias, aliás, ela aumentou em cerca de 500 unidades. Apenas uma forte venda direta do Onix nos três últimos dias do mês seria capaz de mudar esse panorama.

Além da Strada, o ranking de vendas tem o Fiat Mobi na quarta posição e a Toro na sexta. O bom desempenho da picape pode estar relacionado a promoções para queima de estoque, já que a versão reestilizada, e com novo motor flexível, chegará em abril.

O Argo, por sua vez, ocupa a 12ª posição, e até o bom e velho Uno, que a montadora estuda tirar de linha, voltou a se dar bem: o carro é o 14º mais vendido no mês de março.

A General Motors também tem três carros entre os dez mais vendidos, mas em posições piores que os da Fiat. Além do vice-líder Onix, o Tracker ocupa o nono lugar e o Onix Plus, o décimo.

Do 11º ao 20º lugar, a marca não tem nenhum carro. Isso reflete a falta de diversidade da linha. Além do hatch, do sedã e do SUV compacto, a montadora está carente de produtos competitivos. Tem a S10, que vai bem em seu segmento, mas é cara. Trailblazer e Equinox somam vendas baixas.

O Spin faz parte de um segmento que morreu no Brasil, o de monovolumes. A Montana, que nunca foi competitiva ante Saveiro e Strada, agora traz apenas uma versão.

SUVs

O Hyundai Creta está surpreendendo em março. O modelo está empatado com o Jeep Renegade na liderança do segmento de SUVs compactos. No período, ambos somam 5.504 unidades vendidas. Diariamente, vêm se alternando na primeira posição.

O terceiro mais emplacado é o Tracker, com 5.401 unidades, seguido por Volkswagen T-Cross (4,667), em quarto, e Volkswagen Nivus (3.468). O Nissan Kicks, cuja versão com diversas atualizações começou a chegar às lojas neste mês, continua de fora do "top 5". No entanto, vem crescendo em vendas nos últimos dias.

Os dez mais emplacados (1º a 22 de março)

1º Fiat Strada - 8.849
2º Chevrolet Onix - 7.293
3º Hyundai HB20 - 6.494
4º Fiat Mobi - 6.094
5º Volkswagen Gol - 6.090
6º Fiat Toro - 4.609
7º Hyundai Creta/Jeep Renegade - 5.504
9º Chevrolet Tracker - 5.401
10º Chevrolet Onix Plus - 4.955

FONTE: FENABRAVE