Jeep de 7 lugares: o que sabemos sobre o terceiro carro brasileiro da marca

Na categoria SUVs médios do prêmio UOL Carros, no dia 15 de dezembro, o Tiggo 8, da Caoa Chery, venceu com certa folga. Seus concorrentes eram o também novato Ford Territory e o veterano Jeep Compass.
Comentarista do prêmio, na ocasião passei minhas impressões sobre a vitória do Tiggo 8. Entre outros aspectos, em meu ponto de vista o principal fator para determinar o triunfo do Caoa Chery foi a presença dos sete lugares.
Essa configuração de cabine é essencial para garantir sucesso no segmento. E o Tiguan comprovou essa teoria. Desde que foi lançado, trazendo duas versões de sete lugares, o Volkswagen se tornou um dos modelos mais desejados da categoria, atrás apenas do Compass.
A realidade é que faltam opções de sete lugares entre os SUVs médios. Essa configuração de carroceria está mais relacionada aos grandes, como Audi Q7, Volvo XC90, Mercedes-Benz GLE, BMW X7 e, fora do segmento de luxo, Chevrolet Trailblazer.
Jeep se prepara para não perder espaço
Mesmo com o panorama mostrado acima, o Compass é líder disparado entre os médios. São diversas as razões. A primeira é a reputação da marca. Além disso, quem quer um Jeep e precisa de porta-malas tem de optar por esse carro, mesmo pagando mais, já que o compartimento de bagagem é o ponto fraco do compacto Renegade.
Além disso, o Compass vai muito bem em vendas diretas, responsáveis pela maior parte de seus emplacamentos. No entanto, mesmo com todo esse sucesso, não dá para a Jeep fechar os olhos para a demanda dos sete lugares.
As fotos desta reportagem foram enviadas a mim pelo Ricardo Teixeira, que flagrou o modelo, bastante disfarçado, na zona sul da capital paulista. Nota-se um entre-eixos superior ao do Compass, e uma dianteira bem parecida com a desse SUV.
Mas não se engane: esse carro não será uma mera versão do Compass.
O que podemos esperar do Jeep de sete lugares
A plataforma desse novo Jeep será a mesma do Renegade, Compass e Toro, da Fiat. É uma base bem flexível, que permite criação de modelos de portes diferentes. O modelo deverá ser feito junto com esses três veículos na planta da FCA em Goiana, Pernambuco.
O carro não se chamará Compass, e ainda não existe em outros mercados. Trata-se de um veículo totalmente novo que, como a Toro, foi desenvolvido no Brasil - o que não significa que ficará restrito ao mercado nacional.
O entre-eixos superior ao do Compass é um fato. Isso não necessariamente aponta que o espaço interno será muito superior. O novo modelo precisará ter porta-malas maior, até para acomodar os dois lugares reclináveis na terceira fileira.
A estreia do Jeep de sete lugares está prevista para o fim do primeiro semestre de 2021. Por isso, ele não precisará usar os motores flexíveis 1.8 (de Renegade e Toro) ou 2.0 (do Compass). Já trará, nas versões mais em conta, o novo propulsor turbo que está sendo desenvolvido pelo Grupo FCA - para os Fiat e os Jeep.