Topo

Paula Gama

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Novo Honda Civic só será vendido em 5 estados; veja detalhes

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

21/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A estratégia da Honda para o lançamento de um dos seus modelos mais emblemáticos no passado deixou muitos concessionários da marca chateados. Isso porque, além de mais caro - pois será híbrido e importado da Tailândia -, o novo Civic só será comercializado em cinco praças: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

A informação foi passada à coluna por alguns concessionários da marca de três diferentes estados do país. UOL Carros perguntou à Honda se a decisão faz parte apenas do lançamento ou será definitiva, mas a marca informou que sua estratégia comercial será comunicada durante o lançamento do modelo em questão, logo no início de 2023.

Lançamento do Honda Civic híbrido será em janeiro - Reprodução - Reprodução
Lançamento do Honda Civic híbrido será em janeiro
Imagem: Reprodução

A distribuição do Civic foi a "gota-d'água" para alguns grupos que se sentem incomodados com as decisões da marca. Para se ter uma ideia, a Honda passou de 74,3 mil carros vendidos entre janeiro de novembro de 2021 para 50,6 mil no mesmo período deste ano.

Durante o ano, Civic, Fit e WR-V deixaram os showrooms da marca, enquanto a nova geração do HR-V só começou a ser vendida em agosto. Ou seja, durante boa parte do ano, os concessionários só tiveram City sedã e hatch em seu portfólio.

Como será o novo Civic?

Honda Civic será híbrido em 2022 no Brasil: confira imagens

Aguardado para este ano, o lançamento do Civic foi adiado para janeiro. Por ser importado, o preço será mais elevado do que de costume e também maior do que o do rival Toyota Corolla. O grande diferencial desta geração é o sistema híbrido, com consumo prometido superior aos 20 km/l.

Assim como o Accord, o Civic usa a tecnologia e:HEV, com dois motores elétricos. Um deles é usado apenas para auxiliar na propulsão, enquanto o segundo funciona como um gerador. Combinados, motor a combustão e elétricos entregam 184 cv e 32,1 kgfm. Sozinho, o propulsor 2.0 rende 145 cv e 17,8 mkgf.

Por dentro, o novo Civic traz o mesmo painel de instrumentos virtual do Accord, com tela personalizável, nova central multimídia de 10,2 polegadas com conexão a Android Auto e Apple CarPlay. O carro traz, ainda, carregador de celular por indução no console central, banco traseiro rebatível, chave presencial em formato de cartão, ar-condicionado digital com saída para o banco traseiro e diversas entradas USB.

Outro trunfo do novo Civic é o pacote Honda Sensing completo, com farol alto automático, frenagem autônoma de emergência, leitor de faixa com correção no volante e o Honda Lane Watch, que elimina o ponto cego do lado direito por meio de uma câmera sob o espelho.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.