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Carros raros? Desvendamos o que há no misterioso Coliseu da Fernão Dias

Coliseu dos carros Fernão Dias

Do UOL, em São Paulo

21/12/2022 04h00

A construção misteriosa no alto de um morro na rodovia Fernão Dias, na cidade de Mairiporã (SP), abriga uma série de carros que, aparentemente, estão abandonados. Entretanto, até o momento, o que poucos sabem é o que tem lá. São carros raros? Valiosos? Ou só um monte de lata velha? O UOL Carros desvendou o mistério.

O que é o Coliseu?

Próximo à capital paulista, na altura do km 61, no sentido interior, encontra-se uma construção inacabada, com formato circular, que lembra o Coliseu de Roma (Itália). Aparenta ser um hotel que não chegou a ficar pronto. Segundo relatos, antes mesmo de o prédio existir, já havia automóveis reunidos no alto do morro.

Há muitos anos, ali havia uma verdadeira montanha de carros velhos, cujo dono os anunciava para venda. Mais tarde, teve início a construção, que nunca foi terminada. Os veículos ficaram lá no meio", conta o colecionador de automóveis antigos Alexandre Badolato.

Moro aqui há mais de cinco anos e o prédio fica fechado durante a maior parte do tempo. O dono hoje utiliza o espaço para reformar veículos, que depois são vendidos em outro endereço", diz um vizinho.

O que pudemos identificar?

Com a ajuda dos especialistas em veículos clássicos Gabriel Elero Espinola e Ricardo Henrique Rocha, analisamos as imagens para determinar quais são os modelos de destaque do Coliseu. A maior parte é composta de carros americanos. Veja alguns dos principais.

  • Mercedes-Benz Classe S anos 50
  • International Metro Van
  • Fiat 147
  • VW Fusca Split Window
  • Citroën Xsara Break
  • Puma GT
  • MG TD década de 50
  • Lada Niva
  • Lada Laika
  • Ford Del Rey
  • Chevrolet Caravan
  • Chevrolet Chevette
  • Ford Rural
  • Ford F75
  • Ford Maverick
  • Chevrolet Corvair
  • Chrysler Valliant
  • Chevrolet Coupe 1940/1941
  • Pontiacs dos anos 40
  • Willys 1941 de fibra
  • Ford Sedan Deluxe 1946
  • Chevrolet 3100 "Boca de Sapo"
  • Chevrolet 1937 (no coberto, não dá para afirmar se é cupê ou sedã)
  • Mercedes-Benz 450 SL
  • Ford 1934
  • Chevrolet El Camino (ao que tudo indica)
  • Alfa Romeo 2300
  • Ford Thunderbird 1987
  • Ford Belina
  • Jeep Willys CJ-5
  • Ford A 1928/1929

Valem muito?

Segundo os especialistas, só o chassi de muitos desses modelos pré-década de 70 (especialmente os carros de antes da 2ª Guerra Mundial), são bem valiosos no Brasil e no mundo (desde que estejam em boas condições).

"A carroceria pode até estar nas piores condições possíveis, mas a estrutura é o principal componente para a reforma. Por outro lado, compensa mais vender os carros reformados do que em partes. O principal desafio é executar esse serviço", afirmam.

A Mercedes Classe S, da geração W180, é um dos carros mais valiosos do Coliseu. Pode passar dos US$ 60 mil no exterior, quando estiver em boas condições. O exemplar do acervo tem cor branca, mas merece um restauro mais cuidadoso.

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