Jorge Moraes

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R$ 130 mil: o que C3 Aircross e Tiggo 7 Sport trazem quase pelo mesmo preço

A Citröen lançou o novo C3 Aircross no Brasil, que está disponível nas configurações de cinco e sete lugares.

Testamos a versão Shine 1.0 T200 de cinco assentos, que custa R$ 129.990. Será que vale o preço ou é melhor investir R$ 5 mil a mais no Caoa Chery Tiggo 7 Sport?

Considerando o mtor, a vantagem claramente é do SUV da Caoa Chery, que conta com motor 1.5 turbo de 150 cv de potência - contra 130 cv do rival. O torque do Tiggo também é superior ao do Aircross: são 21,4 kgfm e 20,4 kgfm, respectivamente.

Mesmo com propulsor mais "fraco", o C3 Aircross Shine acelera de zero a 100 km/h mais rapidamente: são 9,7 segundos contra 10,7 segundos do Tiggo 7. Ambos contam com transmissão do tipo CVT - enquanto o C3 simula sete marchas, o Tiggo 7 Sport simula nove velocidades.

Consumo e autonomia

Interior do Caoa Chery Tiggo 7 Sport
Interior do Caoa Chery Tiggo 7 Sport Imagem: Divulgação

Com menor potência, o C3 leva vantagem no consumo, com média oficial de 10,6 km/l de gasolina no ciclo urbano - em nosso teste na cidade, o modelo fez 8,2 km/l. Já os números do Tiggo 7 apontam para um consumo médio de 10 km/l, igualmente com gasolina e também no ciclo urbano (ainda não testamos o consumo da vida real).

Por outro lado, a autonomia do Tiggo 7 é maior, justamente pela maior capacidade do tanque de combustível l: 51 litros ante 47 litros do rival.

Desta forma, o SUV da Caoa roda 597 quilômetros na rodovia com o tanque cheio (baseado nos números oficiais).

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Aircross se destaca no conforto de rodagem

Citroën C3 Aircross Shine
Citroën C3 Aircross Shine Imagem: Divulgação

Na rodagem, o C3 é confortável. Os 20 centímetros de altura em relação ao solo proporcionam uma experiência agradável de direção. É alto e não sentimos dificuldade em passar por nenhum tipo de terreno. O Tiggo tem uma altura menor: 17,3 cm.

Mas é no nível de acabamento que o Tiggo 7 dá um banho no seu rival. Por R$ 5 mil a mais em relação ao Citroën, tem mais conforto e tecnologias a bordo.

Ambos contam com bancos de couro, mas o C3 abusa do plástico nas portas e no painel. Já o Caoa Chery entrega couro nas portas e um acabamento mais premium.

Citroën C3 Aircross Shine
Citroën C3 Aircross Shine Imagem: Divulgação
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Outro ponto negativo do C3 é que a chave extremamente simples, que não é tipo canivete - uma economia desnecessária em um veículo que custa acima de R$ 100 mil. Nesse ponto, não dá para engolir.

Com o dinheiro extra pago pelo Tiggo 7 Sport, o cliente terá um carro com faróis de LEDs com ajuste de altura, controle automático de descida, saída de ar-condicionado para os ocupantes da segunda fileira, apoio de braço central para os ocupantes traseiros, bancos dianteiros com ajustes elétricos, chave presencial, freio de estacionamento elétrico, acionamento remoto do motor, auto hold e carregamento do celular por indução.

Interior do Citroën C3 Aircross Shine
Interior do Citroën C3 Aircross Shine Imagem: Divulgação

Na questão do espaço, o 7 Sport é maior em tudo, menos no entre-eixos, que é igual ao do Aircross (2,67 metros). São 4,50 metros de comprimento contra 4,32 m do Citroën.

Na largura, o C3 tem 1,72 metro e o Tiggo tem 1,84 metro. Enquanto o C3 tem 493 litros no porta-malas, o Chery conta com 525 litros.

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*Colaborou Rodrigo Barros

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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