Topo

Jorge Moraes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Nova Ranger elevará o patamar das picapes, mas terá fôlego para ser líder?

Colunista do UOL

03/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Já dissemos aqui em outras oportunidades: "2023 será o ano das picapes". São muitas novidades no segmento dos utilitários de caçamba para todos os estilos e bolsos. Novas compactas, turbinadas, médias renovadas e grandes inéditas. Tem mais picape chegando do que SUV, percebeu?

Na semana passada tivemos um breve contato com a nova Ranger, aposta da Ford para se reerguer no mercado brasileiro. A montadora ainda faz muito mistério sobre a chegada de sua média que é muito vendida pelo planeta e também por aqui. Até porque a irmã grande, a líder F-150, chegou antes e nós também já conferimos de perto.

Pelas informações que temos da Ranger, entretanto, sabemos que ela elevará o patamar das picapes médias no Brasil. O produto atual já é bom, mas a nova será, digamos, ótima. É isso ninguém me disse. Pode copiar e me cobrar no futuro próximo que responderei.

A planta da Ford na Argentina foi completamente modernizada para fabricar a nova Ranger. Ela será toda nova: chassi, motor, câmbio, tecnologias a bordo? Uma fábrica 4.0 pronta para entregar o melhor produto da sua história e por lá já são cento e poucos anos.

A unidade da Ranger que conhecemos (só pelo lado de fora) deverá ser a topo de linha, com motor V6 turbodiesel de mais ou menos 250 cv e cerca de 61 kgfm de torque com câmbio automático de 10 marchas. Finalmente uma concorrente (de força) para a Amarok V6, que na boca miúda vai passar por um retoque doméstico para se manter no jogo no Brasil. Lá na Argentina, a Volkswagen vende bem, está entre as mais escolhidas do mercado.

Quanto a Ranger 2024, as versões de entrada e intermediárias devem seguir com opções mais brandas de motores (sempre a diesel) para poderem ser competitivas no concorrido segmento.

Ninguém duvida da capacidade da Ford de fazer boas picapes. Não à toa é a líder mundial nesse quesito. Mas será que terá fôlego comercial no Brasil para incomodar a eterna preferida Toyota Hilux? Vamos ver. A rede se estrutura para isso.

A Toyota não vai esperar sentada a chegada da rival e apresentará mudanças (mesmo que sutis) na linha 2024 de sua picape. Uma delas já sabemos que será no visual. O estilo mais agressivo da nova Hilux GR-S será levado para o restante da gama.

A Ford terá um produto a altura para brigar pelas primeiras posições do segmento. Mas precisa ganhar (novamente) a confiança de parte de seus apaixonados seguidores que ficaram frustrados com o fechamento das fábricas no Brasil.

A previsão da chegada da nova Ranger é para agosto deste ano. Antes disso teremos novos contatos com a picape "Raça Forte" que muita gente não abre mão. Sempre contaremos tudo por aqui.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.