Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Nova Ranger elevará o patamar das picapes, mas terá fôlego para ser líder?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Já dissemos aqui em outras oportunidades: "2023 será o ano das picapes". São muitas novidades no segmento dos utilitários de caçamba para todos os estilos e bolsos. Novas compactas, turbinadas, médias renovadas e grandes inéditas. Tem mais picape chegando do que SUV, percebeu?
Na semana passada tivemos um breve contato com a nova Ranger, aposta da Ford para se reerguer no mercado brasileiro. A montadora ainda faz muito mistério sobre a chegada de sua média que é muito vendida pelo planeta e também por aqui. Até porque a irmã grande, a líder F-150, chegou antes e nós também já conferimos de perto.
Pelas informações que temos da Ranger, entretanto, sabemos que ela elevará o patamar das picapes médias no Brasil. O produto atual já é bom, mas a nova será, digamos, ótima. É isso ninguém me disse. Pode copiar e me cobrar no futuro próximo que responderei.
A planta da Ford na Argentina foi completamente modernizada para fabricar a nova Ranger. Ela será toda nova: chassi, motor, câmbio, tecnologias a bordo? Uma fábrica 4.0 pronta para entregar o melhor produto da sua história e por lá já são cento e poucos anos.
A unidade da Ranger que conhecemos (só pelo lado de fora) deverá ser a topo de linha, com motor V6 turbodiesel de mais ou menos 250 cv e cerca de 61 kgfm de torque com câmbio automático de 10 marchas. Finalmente uma concorrente (de força) para a Amarok V6, que na boca miúda vai passar por um retoque doméstico para se manter no jogo no Brasil. Lá na Argentina, a Volkswagen vende bem, está entre as mais escolhidas do mercado.
Quanto a Ranger 2024, as versões de entrada e intermediárias devem seguir com opções mais brandas de motores (sempre a diesel) para poderem ser competitivas no concorrido segmento.
Ninguém duvida da capacidade da Ford de fazer boas picapes. Não à toa é a líder mundial nesse quesito. Mas será que terá fôlego comercial no Brasil para incomodar a eterna preferida Toyota Hilux? Vamos ver. A rede se estrutura para isso.
A Toyota não vai esperar sentada a chegada da rival e apresentará mudanças (mesmo que sutis) na linha 2024 de sua picape. Uma delas já sabemos que será no visual. O estilo mais agressivo da nova Hilux GR-S será levado para o restante da gama.
A Ford terá um produto a altura para brigar pelas primeiras posições do segmento. Mas precisa ganhar (novamente) a confiança de parte de seus apaixonados seguidores que ficaram frustrados com o fechamento das fábricas no Brasil.
A previsão da chegada da nova Ranger é para agosto deste ano. Antes disso teremos novos contatos com a picape "Raça Forte" que muita gente não abre mão. Sempre contaremos tudo por aqui.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.