PUBLICIDADE
Topo

VW Nivus: veja as versões, equipamentos e preços do SUV que chega nesta 5ª

VW Nivus teaser - Divulgação
VW Nivus teaser Imagem: Divulgação
Jorge Moraes

Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.

Colunista do UOL

28/05/2020 04h00

O Nivus é o lançamento mais aguardado do ano. A Volkswagen faz hoje, às 11h, em seu canal do Youtube, a apresentação global do carro, que também será produzido na Europa e vem derivado da plataforma MQB, a mesma do Polo, Virtus e T-Cross.

O que o carro terá de novo e você certamente ainda não sabe? Primeiro que nenhuma das versões ofertará a opção de teto solar. Sem chance. Além disso, a Volkswagen deve apresentar o modelo mais enxuto em termo de versões e acessórios. A ideia é ter um carro completo desde o início, confirma nossa fonte.

A montadora também espera sair do sufoco com o Nivus e acredita que a maioria absoluta das lojas estará aberta, atendendo também pelo programa de Best Drive. O fabricante concluiu uma atualização da plataforma "concessionária digital", com a realidade virtual aumentada para a clientela disponível nas revendas. E nela foco completo na apresentação e viagem digital do novo SUV compacto.

Na live show que vai exibir o veículo, a Volkswagen não entrará em detalhes técnicos como o preço de largada, na faixa dos R$ 86 mil, e o final, batendo na porta dos R$ 99 mil dos "modelos mais desejados". Vai existir uma diferença mínima de uns R$ 5 mil para o T-Cross Comfortline, em relação ao Nivus "completão".

Perguntei sobre o realinhamento do SUV que já está na prateleira, mas a fábrica não vai mexer nisso agora - mesmo com os revendedores declarando que o Nivus vai atrapalhar a vida do T-Cross. O novo é muito completo. As pré-vendas serão iniciadas, mas as primeiras entregas só devem ocorrer apenas em agosto.

Nivus - Renato Aspromonte/Overboost BR - Renato Aspromonte/Overboost BR
Imagem: Renato Aspromonte/Overboost BR

O carro terá três versões de acabamento (duas Comfortine), sempre com o motor 200 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm de torque, com a transmissão automática de seis velocidades.

A versão de entrada já vem de série com seis airbags, controles de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampa, volante com ajuste de altura e profundidade, retrovisores com ajustes elétricos, sensores de estacionamento traseiros, direção elétrica, ar-condicionado, central multimídia de 7 polegadas, luzes diurnas DRL, lanternas em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas e vidros elétricos nas quatro portas.

O pacote de opcionais para a versão de entrada inclui câmera de ré, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, sensores de estacionamento dianteiro, além de sensores de chuva e crepuscular.

No mês de julho inteiro o carro será exibido no modo digital. A pré-venda deverá ser do primeiro lote, de 1,5 mil a 2 mil unidades. E o PCD vai demorar, já que o T-Cross Sense está atendendo a demanda da empresa.

Nivus - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Nivus Comfortline 2 soma novos itens diretos: ar-condicionado automático, câmera de ré, apoio de braços central para o motorista, duas portas USB traseiras, retrovisor interno eletrocrômico, faróis de neblina com luz de conversão, luz interna de led, monitor de pressão dos pneus, lanternas traseiras de neblina de led, quadro de instrumentos digital, suporte para celular com entrada USB para carga, tomada 12V no porta-malas, borboletas para trocas sequenciais no volante e modos de condução. Os opcionais aqui são bancos de couro e rodas de 17 polegadas.

A versão topo de linha, a Highline, custará bem perto dos R$ 98 mil. Ela vem com os equipamentos de série da intermediária, além de rodas 17'' exclusivas e banco em couro. A versão mais cara também terá alguns elementos visuais diferenciados, como hack no teto, faróis em LED. Os itens de tecnologia de ponta, entretanto, serão opcionais.

A inédita central multimídia VW Play de 10 polegadas e espelhamento com Apple Carplay sem fio será o opcional mais desejado. O mesmo vale para o controle adaptativo de cruzeiro, o ACC, que será incluído no pacote tecnológico que ainda tem o som da grife Beats.

Golf 8

Está na mira da montadora que deve, no mínimo, trazer uma só versão para compor o mercado brasileiro. A preferência é pela GTi. A Volkswagen entende a importância do Golf, mas analisa o segmento dos hatches médios, que foi engolido pelos SUVs. Além disso, disponibiliza o Jetta GLi, que está de volta às lojas, e o Tiguan, que só deverá mudar por aqui no próximo ano.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.