Topo

Jorge Moraes

Apresentado, novo Captur deve vir ao Brasil com motor turbo e câmbio CVT

Do UOL, de Recife (PE)

21/05/2020 14h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • SUV reestilizado foi revelado na Rússia e deve chegar ao Brasil
  • Motor 1.3 turbo de 150 cv será maior novidade do carro
  • Design foi levemente atualizado, mas pode mudar aqui

A Renault apresentou na Rússia o Captur reestilizado, que será vendido com motor 1.3 turbo e câmbio CVT.

Por lá, seu nome é grafado com K (Kaptur), mas segue a mesma linha do SUV vendido no Brasil. Vale ressaltar que a Renault trabalha com duas linhas do Captur no mundo: a francesa, que tem porte um pouco menor e plataforma do novo Clio, e outra para países emergentes e do Leste Europeu, baseada no Dacia Duster e também vendida no Brasil. O novo Captur francês já havia sido apresentado no ano passado.

Kaptur 2 - Divulgação - Divulgação
Interior traz nova central multimídia EasyLink, que estreou aqui no Duster
Imagem: Divulgação

O novo Captur "emergente" ganhou o motor 1.3 turbo feito em parceria com a Mercedes-Benz, que na Renault entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque (para os alemães são 163 cv).

O câmbio é o CVT X-Tronic e a direção agora é elétrica. Na Rússia, o Kaptur oferece a opção com motor 1.6 aspirado de 114 cv e tem até tração 4x4, algo impensado para o Brasil, uma vez que até o Duster perdeu a versão com tração nas quatro rodas devido à baixa demanda.

Kaptur 3 - Divulgação - Divulgação
Acabamento com detalhes na cor da carroceria não deve vir para cá
Imagem: Divulgação

Entre os itens que vão modernizar o Captur, podemos destacar os faróis e lanternas em LED e a nova central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple Carplay que foi inaugurada no Brasil recentemente no novo Duster. Há ainda sensor de pontos cegos e a câmera com visão 360°.

No visual, o modelo ganhou novos faróis, grade frontal e para-choques. As rodas têm opções de 16 e 17 polegadas.

Kaptur 1 - Divulgação - Divulgação
SUV não teve mudanças no desenho das lanternas
Imagem: Divulgação

Na Rússia, o novo Kaptur com motor 1.3 turbo parte de 1.440.000 rublos (R$ 115 mil) na versão 4x2 e 1.515.000 rublos (R$ 121 mil) na 4x4. Isso na versão especial de lançamento (Edition One).

A chegada no Brasil do novo Captur está prevista para 2021. Por aqui, a versão turbinada substituirá as versões topo de linha que hoje são puxadas pelo motor 2.0 aspirado câmbio automático de 4 velocidades. A linha 1.6 CVT seguirão sendo oferecidas nas versões de entrada.