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Jorge Moraes

Nova central multimídia cria um abismo tecnológico entre Nivus e T-Cross

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Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

29/04/2020 18h23

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O Nivus vai chegar até o final do primeiro semestre causando um abalo dentro da Volkswagen. Como sua faixa de preço deverá ficar na mesma linha das versões intermediária e topo do T-Cross (entenda algo entre R$ 90 mil e R$ 110 mil), o crossover baseado do Polo atingirá os corações de quem busca tecnologia acima de tudo.

Ao apresentar o novo sistema de multimídia do Nivus em uma live nesta quarta-feira (29), a Volks reforçou que o crossover terá equipamentos que deixam o T-Cross meio como um "dinossauro". Mesma comparação que a própria montadora fez com o seu primeiro SUV nacional em relação aos demais concorrentes no Brasil.

Isso porque, além da nova central com tecnologia de ponta (falaremos mais sobre ela), o Nivus terá a tecnologia de Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente.

O Nivus inova também com o AEB (Autonomous Emergency Brake), recurso que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, qualquer dano ao veículo ou ferimento ao motorista e passageiros.

O pacote de segurança traz ainda o Front Assist, sistema que, por meio de radar e sensores, monitora o tráfego e alerta o motorista, de forma sonora e visual, para evitar colisões. Basta saber se esses itens serão de série na versão mais cara ou se será um pacote opcional que deixará o Nivus com preço de Tiguan.

O Nivus será puxado apenas pelo motor 200 TSI de três cilindros, flexfuel e com injeção direta de combustível. Este propulsor entrega até 128 cv (94 kw) de potência máxima e 20,4 m.kgf de torque, quando abastecido com etanol. A transmissão é automática de seis velocidades. Nesse quesito, o T-Cross terá a vantagem de oferecer uma versão com motor 1.4 turbo de 150 cv para quem busca mais desempenho.

VW Play em detalhes

Nivus - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Além dos itens de tecnologia citados acima, está no console central a peça que diferencia mais o Nivus do T-Cross - e até mesmo de modelos bem mais caros da Volks.

Capaz de ler praticamente todos os formatos de mídia, reunindo informações do veículo, do sistema de som, de conectividade (sem fios para IOS), de streaming de conteúdo, de aplicativos e de serviços, o VW Play é um novo "device", um dispositivo tecnológico, semelhante a um smartphone ou tablet, e marca também a estreia da VW Play Apps, uma loja de aplicativos exclusiva.

O VW Play é composto 100% por botões virtuais, sensíveis ao toque. Esse conceito, aliado ao painel digital (Active Info Display), cria duas grandes ilhas digitais no painel do Nivus. São duas telas de 10 polegadas (tamanho de um tablet) interligadas, oferecendo conectividade e entretenimento sem precedentes num veículo dessa categoria. Assim como nos dispositivos de tecnologia, o VW Play possui tela de vidro temperado de alta resistência, com proteção antirrisco e antirreflexo, para entregar melhor usabilidade.

O VW Play é composto por três telas de comando. Ele é configurado de maneira que a primeira mostra itens de conectividade, comandos do rádio e atalhos de acesso rápido (que o cliente pode escolher os mais úteis para ele). A segunda tela reúne a central de controle do veículo, com informações do computador de bordo, ajustes do painel digital e notificações dos aplicativos. A terceira concentra os aplicativos instalados no veículo.

Com o VW Play, o Active Info Display (uma exclusividade na categoria) ganha novos recursos, como a opção de exibir (dentro dos mostradores) a capa do álbum de música que está tocando ou a foto de quem está te ligando, por exemplo.

O VW Play oferece a opção de se escolher um avatar, onde é possível deixar salvo seus atalhos personalizáveis e configurações gerais do sistema. Assim, cada um ajusta o sistema da forma que achar melhor.

Wi-fi no carro?

Nivus - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"Se você já paga uma conta de celular ou de internet sem fio na sua residência, por que ter outra conta para a internet do seu carro?", questiona a Volks no texto de lançamento do Nivus - uma clara alfinetada na Chevrolet, que oferece wi-fi pago desde o Onix.

Foi pensando nisso que a Volkswagen habilitou o recurso de conexão com a internet do VW Play, seja por roteamento de celular ou por um wi-fi. Ao ser conectado, o sistema oferece as mesmas funções de um dispositivo de tecnologia. Ou seja, busca músicas, baixa aplicativos, atualiza rotas no sistema de navegação?

O VW Play tem uma nova forma de interação com smartphones. Para o sistema iOS, o VW Play oferece a opção de pareamento sem fio. Trata-se do primeiro carro nacional a chegar ao mercado com essa tecnologia, que, além de conveniência, colabora com a segurança, uma vez que não é preciso deixar exposto o seu celular. O VW Play também oferece conectividade com o Android Auto para celulares que usam o sistema operacional Android, por cabo.

Além de reproduzir vídeos de alta definição, a tela do VW Play utiliza uma tecnologia que permite a visualização do que está sendo exibido em qualquer ângulo, ou seja, motorista, carona e passageiros do banco de trás têm a mesma nitidez de imagem.

Loja virtual

Fruto de um desenvolvimento de três anos, o VW Play traz para dentro do carro o que antes estava no celular. Para isso, oferece memória de 10GB para salvar mídias e aplicativos (esse espaço é suficiente para armazenar 25 aplicativos do tamanho do Waze, por exemplo). Um ótimo benefício de conveniência e conforto, sem falar que poupa bateria e espaço do seu smartphone.

VW Play Apps. Esse é o nome da loja de aplicativos da Volkswagen. Trata-se de um ambiente virtual exclusivo para os clientes da marca baixarem aplicativos no VW Play e utilizá-los dentro do carro. Por exemplo, pela tela do VW Play é possível acessar o iFood e até mesmo fazer o pedido para que ele seja preparado enquanto você dirige e entregue em seu endereço com toda a comodidade.

*Colaboração de Bruno Vasconcelos para a coluna

Errata: este conteúdo foi atualizado
O sistema AEB (Autonomous Emergency Brake) evita qualquer dano ao veículo, e não "dado", como havia sido informado anteriormente. A digitação foi corrigida.