Autos Segredos

Autos Segredos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Fiat Argo será transformado em SUV na linha 2026; veja o que muda

As patentes da nova geração do Fiat Panda reveladas na Europa dias atrás causaram alvoroço no meio automotivo e também muita especulação. O certo é que o modelo interessa em muito ao Brasil, já que o modelo será irmão direto do novo Argo.

A previsão de estreia em nosso mercado será entre o fim de 2025 e começo de 2026. O carro não marcará a volta do Uno ao Brasil e tão pouco será substituto do Mobi. A coluna já tinha antecipado a informação em novembro de 2022.

A nova geração do Argo é chamada nos corredores da Stellantis em Betim (MG) por três codinomes: Projeto 328 ou F1H e também de Argo Next Gen, que é o mais revelador e confirma se tratar da nova geração do modelo - que hoje é um hatch.

Patente do novo Fiat Panda que será irmão do novo Argo
Patente do novo Fiat Panda que será irmão do novo Argo Imagem: Reprodução Registro de Patentes Europeu

O Argo Next Gen será o primeiro Fiat a contar com a plataforma Common Modular Platform (CMP) no Brasil. Ele será produzido em Betim (MG). Todos os novos modelos a serem produzidos na fábrica mineira contarão com a nova plataforma.

Com corpo de SUV, o Argo terá dimensões próximas a nova geração do Peugeot 2008, mantendo seus 2,65 metros de distância de entre-eixos. O comprimento deve ficar próximo aos 4,30 m, já a largura ficará na casa do 1,98 m de largura e a altura perto do 1,55 m.

As patentes do novo Fiat Panda reveladas na Europa entregam mais de 90% do que será a nova geração do Argo. Monobloco, portas, tampa traseira e capô serão idênticos. Mas é provável que estampagens de portas tenham alguma alteração. O nosso Argo também terá mudanças nos para-choques e conjuntos de luzes. O painel com linhas bem futurísticas deve ser replicado.

Novo Argo será o primeiro Fiat a ter plataforma CMP no Brasil
Novo Argo será o primeiro Fiat a ter plataforma CMP no Brasil Imagem: Reprodução registro de patentes europeu

Em relação à motorização, a nova geração do Argo terá o motor 1.0 Turbo Flex Turbo 200 e um sistema híbrido MHEV associado ao mesmo motor. Há chances ainda de o SUV ter um sistema híbrido convencional (HEV).

Continua após a publicidade

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes