Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Flagra: novo SUV da Renault já roda em versão final no Brasil; veja imagens

Autos Segredos
Imagem: Autos Segredos

Colunista do Uol

21/06/2023 11h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Como a coluna publicou ontem, a Renault se prepara para encerrar a produção do Stepway e do Logan para dar início a sua nova fase no Brasil com o lançamento de seu novo SUV. A produção começará no último trimestre de 2023, mas a chegada só ocorrerá em 2024.

Depois de rodar com vários protótipos usando o Dacia Stepway como mula de testes, a engenharia da Renault começa a avaliar protótipos do novo SUV com carroceria final e também com todas suas peças de acabamento definitivas.

O novo SUV compacto da Renault será o responsável pela estreia da plataforma CMF-B na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Ele também dará origem a outro modelo de porte maior.

O uso do Dacia Stepway como mulas de testes tem uma explicação simples. O modelo a ser produzido no Brasil usará todo o monobloco do europeu, mantendo inclusive as mesmas portas. O que mudará é a nova frente, que ficará mais alta para dar a cara de SUV e a traseira com nova tampa do porta-malas e lanternas.

A receita já foi usada por outros fabricantes e reduz custos para desenvolver um novo produto.

Por dentro o novo modelo da Renault, que por enquanto é chamado de Projeto HJF, terá mudança completa em relação ao Dacia Stepway. Bancos, forros de porta e painel serão exclusivos. O SUV terá inclusive central multimídia com tela flutuante.

Protótipo SUV Renault - Foto | Autos Segredos - Foto | Autos Segredos
SUV Renault é flagrado em testes no Paraná
Imagem: Foto | Autos Segredos

Segurança

A nova plataforma CMF-B permitirá à Renault um reforço na segurança. O novo SUV deverá ter de série seis airbags em todas as versões, os obrigatórios freios ABS com EBD, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa estarão presentes. Alertas de ponto cego também estarão presentes.

A nova base também deve permitir a adoção de alguns itens de auxílio à condução como frenagem automática de emergência, alerta de mudança e correção de permanência em faixa, entre outros itens.

O SUV compacto da marca francesa terá motor 1.0 Turbo Flex TCe com cerca de 130 cv de potência e torque na casa dos 20 kgfm. O câmbio será um automatizado de dupla embreagem.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.