Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Jeep Avenger: 'mini Renegade' será fabricado no Brasil; veja detalhes

Colunista do UOL

29/05/2023 17h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Além da nova geração do Jeep Compass, a marca norte-americana da Stellantis já trabalha na nacionalização do SUV compacto Avenger. O modelo será construído a partir da plataforma CMP, que também será usada pela nova geração do Fiat Argo.

Oficialmente a Jeep não confirma, mas a coluna apurou que fornecedores já estão cotando as peças para o Projeto 516 - aliás o codinome é o mesmo usado pela engenharia europeia da Stellantis.

O Avenger será o primeiro Jeep fabricado em Betim (MG) e o segundo produto da Stellantis a usar a plataforma CMP na unidade - o primeiro será a nova geração do Argo, chamado por enquanto de Projeto 328.

Diferentemente do mercado europeu, onde o Jeep Avenger é vendido em versões elétricas e híbridas, o similar brasileiro terá motor 1.0 Turbo Flex T200 em versões de acesso.

Haverá também versões com conjunto híbrido HEV convencional que se autocarrega. Ele contará com o motor 1.0 Turbo Flex T200 associado a um elétrico com potência entre 20 - 40 kW e a bateria com capacidade para 1-2 kW. Em ambos os casos, o câmbio será o CVT que simula sete marchas virtuais.

Jeep Avenger - Jeep/Divulgação - Jeep/Divulgação
Jeep Avenger
Imagem: Jeep/Divulgação

O Jeep Avenger chegará para brigar com os SUVs compactos de entrada, ficando posicionado abaixo do Renegade. O visual do modelo brasileiro será idêntico ao europeu, que também compartilhará o mesmo interior.

Em relação ao tamanho, o Avenger seguirá o europeu ficando com 4,08 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,53 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Seu porta-malas tem capacidade para 380 litros.

Modelo cobiçado pelo Brasil desde lançamento

A Jeep nunca escondeu o desejo de lançar o Avenger no Brasil. Em conversa com o UOL Carros durante o Salão de Paris no ano passado, Christian Meunier, chefe global da Jeep, havia confirmado que o SUV seria um modelo global e que o país estava entre os cotados para produzir localmente o SUV compacto.

"Alex [Aquino, vice-presidente da marca para América do Sul] gostou do carro, quer levá-lo. Ainda não há uma decisão, mas gostaríamos de levar o produto para lá. É diferente, não podemos apenas levar o produto dos EUA para o Brasil, é preciso a adaptação. Caso seja vendido por lá, será feito no Brasil, não importado. Uma decisão difícil, um grande investimento", afirmou Meunier na ocasião.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.