Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Citroën C3X: desvendamos como será o novo sedã que chega ao Brasil em 2024

Citroën C4 X será inspiração para o C3 X que será produzido em Porto Real (RJ) - Citroën/Divulgação
Citroën C4 X será inspiração para o C3 X que será produzido em Porto Real (RJ) Imagem: Citroën/Divulgação

Colunista do UOL

26/05/2023 13h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Chamado de Projeto CC22, o terceiro carro do Programa C-Cubed da Citroën será um sedã com linhas de um fastback. A estreia será em meados de 2024.

Assim como os irmãos C3 e o C3 Aircross, o Citroën C3X será fabricado em Porto Real (RJ). Ele terá a mesma plataforma CMP dos irmãos, mas terá acabamento mais requintado.

A coluna apurou que ele terá linhas inspiradas no C4X apresentado na Europa no fim de 2022. Assim como C4X, o C3X mesclarão as linhas de um sedã com um fastback, principalmente pela caída da coluna "C".

No entanto, diferentemente do Fiat Fastback, a tampa do porta-malas do C3X se abrirá como a de um sedã convencional. Na dianteira, as linhas seguirão a identidade visual da marca vista no próprio C4X. O novo produto será vendido como um sedã e brigará em termos de tamanho e espaço interno com Virtus.

O Citroën C3X terá o mesmo entre-eixos de 2,67 do C3 Aircross. Ele será o maior modelo do Programa C-Cubed.

C4 X  - Citroën/Divulgação - Citroën/Divulgação
Citroën C4 X é um sedã com linhas de um fastback
Imagem: Citroën/Divulgação

Motores do C3X

Em versões de entrada o C3X terá o motor 1.0 Turbo Flex T200 com 125 cv. De potência com gasolina e 130 cv com etanol. O torque não importando qual combustível será sempre de 20,4 kgfm. O câmbio será o CVT que simula sete marchas virtuais.

Citroën C4 X - Citroën/Divulgação - Citroën/Divulgação
Projeto CC22 da Citroën erá carroceria fastback como o C4 X
Imagem: Citroën/Divulgação

Assim como Fiat Fastback, o C3X deverá contar com uma versão com o motor 1.3 Turbo Flex T270 com 180 cv de potência com gasolina e 185 cv com etanol. O torque de 27,5 kgfm é comum nos dois combustíveis. Ele será ligado ao câmbio automático de seis marchas.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.