Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como é o 'SUV raiz' que permanece zero km na Toyota após 21 anos

Colunista do UOL

20/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Do jeito que saiu da linha de montagem e com apenas cinco quilômetros, o último Toyota Bandeirante produzido no mundo descansa na fábrica da marca em Sorocaba (SP). Ele faz parte do acervo da Toyota e pode ser apreciado por visitantes que vão à unidade fabril.

O Toyota Bandeirante na cor Azul tem chassi de número 104.621 e foi produzido em 28 de novembro de 2001 na antiga fábrica da marca em São Bernardo do Campo (SP).

O SUV raiz era equipado com motor 3.7 14B da própria marca e rendia 96 cv a 3.400 rpm e torque de 24,4 kgfm a 2.200 rpm. O motor era ligado ao câmbio manual de cinco marchas e o Bandeirante tinha tração 4x4 com acionamento manual por alavancas.

O modelo praticamente não tem nenhum item de conforto dos carros atuais, vidros tem acionamento manual, não há travas elétricas e a coluna de direção é fixa. Comum em carros da época, a lataria interna fica à mostra em quase todo o interior, mas as forrações de porta, por exemplo, são em napa, bem diferente dos plásticos rígidos atuais.

Banco traseiro do Toyota Bandeirante - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Cintos traseiros do Bandeirante eram abdominais
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

No posto de comando, o condutor tem o volante de três raios e visão total do quadro de instrumentos. Na parte superior está o velocímetro analógico e o hodômetro no centro. Logo abaixo, o motorista tem à sua disposição os indicadores de combustível, temperatura, pressão do óleo e voltímetro.

Já o conta-giros fica à direita, na parte mais central do painel junto ao comando das luzes de alerta, faróis, ventilação e um relógio.

O último Toyota Bandeirante está equipado com ar-condicionado e rádio, itens que não eram tão comuns na época.

Os cintos de segurança são todos abdominais no banco traseiro e de três pontos para os ocupantes dos assentos dianteiros.

Toyota Bandeirante - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Toyota Bandeirante tinha estepe pendurado na tampa do porta-malas
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por fora, o SUV japonês mostra toda a sua imponência de um modelo voltado de fato para o off-road, na traseira, o estepe pendurado na tampa que tem abertura lateral fica em destaque. O para-choque em preto abriga as luzes traseiras.

Visto de lado, o último Bandeirante não tem as linhas lisas e não há os famosos apliques nas caixas de roda, tão comum nos ditos SUVs atuais. Para facilitar o acesso dos ocupantes, o modelo tem um apoio integrado aos para-lamas dianteiros. Completando o visual lateral, o SUV tem rodas de aço na cor branca calçadas com pneus Firestone ATX Radial de medidas 215/30 R16.

Na frente, o último Bandeirante tem faróis quadrados emoldurados por uma grade preta com a logo da Toyota no centro. As luzes de mudança de direção ficam sobre os pára-lamas dianteiros e no para-choque de aço em preto estão as luzes auxiliares.

Voltado para o uso off-road, o Bandeirante Azul está equipado com quebra-mato, guincho para reboque, snorkel e faróis auxiliares com proteção e antena.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.