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Peugeot dá spoiler e confirma a vinda do SUV e-2008 GT para o Brasil

Peugeot e-2008 GT chegará ao mercado brasileiro ainda em 2022 - Peugeot/Divulgação
Peugeot e-2008 GT chegará ao mercado brasileiro ainda em 2022 Imagem: Peugeot/Divulgação

Colunista do UOL

02/09/2022 13h11

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Atualmente vendendo os elétricos e-Expert e e-208 GT, a Peugeot ampliará a oferta de sua gama eletrificada com o SUV e-2008 GT. A coluna notou um spoiler do modelo no último vídeo oficial do fabricante que falava de eletrificação. Entramos em contato com a marca, que confirmou que lançará seu novo elétrico no Brasil ainda em 2022. Importado da Europa, o e-2008 GT terá preços acima dos R$ 300 mil.

O Peugeot e-2008 está uma geração à frente da térmica vendida no Brasil. Enquanto o nacional produzido em Porto Real (RJ) usa plataforma EMP1, o elétrico usa a arquitetura e-CMP destinada a modelos elétricos da marca francesa. A base é a mesma do e-208 GT já vendido no Brasil.

Motor do Peugeot e-2008 GT

Assim como o e-208 GT, o Peugeot e-2008 GT conta com motor elétrico de 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque. A bateria de Íon-lítio é de 50 kWh com autonomia de até 340 quilômetros no ciclo WLTP. O conjunto leva o SUV elétrico de 0 a 100 km/h em apenas 8,3 segundos. Já a velocidade máxima é de 150 km/h.

SUV compacto, o Peugeot e-2008 GT conta com 4,30 metros de comprimento, 2,65 m de entre-eixos, 1,55 m de altura e 1,77 de largura. Já o porta-malas leva 434 litros de bagagens.

O novo Peugeot e-2008 GT tem porte de SUV e suas linhas remetem a do irmão 3008. Os faróis contam com a assinatura em garra tripla são iluminados por luzes em full LED. O capô é mais horizontalizado e paralelo ao chão. Já o para-choque é bem vincado e a grade com elementos em 3D e acompanha a cor da carroceria.

O SUV pode ter a carroceria em dois tons com o teto em preto e a carroceria em outra cor, Visto de lado, as barras do teto também são pintadas em preto, assim como a capa dos retrovisores. As rodas são diamantadas de 17 polegadas e as molduras nas caixas de roda completam o visual.

Peugeot e-2008 GT - Peugeot/Divulgação - Peugeot/Divulgação
A bateria do Peugeot e-2008 GT é de Íon-Lítio é de 50 kWh com autonomia de até 340 quilômetros no ciclo WLTP
Imagem: Peugeot/Divulgação

Na traseira, o e-2008 GT segue a identidade visual da marca, com lanternas horizontais com assinatura em garra tripla em LED. Um aplique em Black Piano une as lanternas e ostenta o nome Peugeot. Já o para-choque é na cor preta e conta com uma barra cromada.

Por dentro, o SUV tem quadro de instrumentos digitais em 3D e sistema multimídia tem tela sensível ao toque de 10" com navegação 3D integrada posicionada para o condutor. O painel segue as linhas do irmão 208 e o console central é elevado.

No mercado francês, o SUV elétrico é bem equipado e sua lista deve ser repetida na versão destinada ao mercado brasileiro. Entre os principais itens de série estão partida do motor por botão, espelhos retrovisores aquecidos com ajuste elétrico e rebatimento, iluminação das soleiras das portas, piso do porta-malas ajustável em duas posições, espelho retrovisor interno com escurecimento automático sem moldura, vidros laterais traseiros escurecidos, ar-condicionado automático, faróis Peugeot Full LED Technology com assinatura de três garras, indicadores de direção LED, freio de estacionamento elétrico e o Peugeot i-Cockpit® 3D com head-up display digital 3D.

Painel do Peugeot e-2008 GT - Peugeot/Divulgação - Peugeot/Divulgação
Sistema multimídia tem tela sensível ao toque de 10” com navegação 3D integrada posicionada para o condutor
Imagem: Peugeot/Divulgação

Em relação a segurança, o Peugeot e-2008 GT equipado com controles de tração e estabilidade, freios com assistência ABS, distribuição eletrônica da força de frenagem (REF), assistência à frenagem de emergência (AFU), controle dinâmico de estabilidade (CDS) e controle de estabilidade do reboque (TSM).

A lista ainda inclui sistema de monitoramento de ponto cego, faróis de neblina em LED com função de curva, airbags frontais, laterais dianteiros (tórax e abdominal) e de cortina (dianteiro e traseiro).