Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

BYD Dolphin: elétrico chinês "mais barato" está pronto para vir ao Brasil

BYD Dolphin - BYD/Divulgação
BYD Dolphin Imagem: BYD/Divulgação

Colunista do UOL

04/08/2022 11h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois dos elétricos TAN e HAN, a BYD se prepara para lançar o híbrido Song Plus - como a coluna mostrou em maio. No entanto, a marca chinesa já tem outro modelo elétrico pronto para ser vendido no Brasil. O hatch com jeito de monovolume Dolphin chegará ao mercado local em 2023.

Tudo indica que o BYD Dolphin será o elétrico mais em conta da marca no Brasil. A coluna apurou que o modelo será vendido na versão GS 180 EV. O motor terá potência 95 cv e torque de 18,3 kgfm. A velocidade máxima é de 160 km/h.

Construído a partir da plataforma e-plataform 3.0, o compacto elétrico tem 4,07 metros de comprimento, 2,70 m entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,57 m de altura.

O BYD Dolphin tem a frente com linhas quadradas e capô bem curto que se estende por cima dos faróis iluminados por luzes de LED. A grade principal é fechada e na parte inferior do para-choque há uma entrada de ar. Dependendo da versão, a carroceria pode ter teto em cor diferente do restante da carroceria.

BYD Dolphin - BYD/Divulgação - BYD/Divulgação
BYD Dolphin deve chegar ao Brasil em 2023
Imagem: BYD/Divulgação

O compacto elétrico tem boa área envidraçada, incluindo um vidro espia na coluna "A". As laterais são vincadas e o Dolphin tem a linha de cintura alta. O visual se completa com rodas diamantadas e molduras nos para-lamas na cor preta.

Na parte traseira, o hatch elétrico chinês tem lanternas horizontais bem finas que se estendem pela tampa do porta-malas. Elas são unidas por uma peça em acrílico formando um conjunto único.

O BYD Dolphin não tem o acabamento luxuoso dos irmãos TAN, HAN e Song Plus. As linhas são bem mais simples e o painel é dividido ao meio por uma aplique cromado, a parte inferior tem acabamento na cor bege e a superior na tonalidade preta. São quatro saídas de ar-condicionado circulares, sendo duas nas extremidades e as outras duas ao lado da central multimídia. O quadro de instrumentos lembra um tablet e é 100% digital e flutuante como a tela multimídia.

A coluna entrou em contato com a BYD por e-mail em julho, para saber detalhes do BYD Dolphin, no entanto, ainda não recebemos retorno da marca.

BYD Dolphin - BYD/Divulgação - BYD/Divulgação
BYD Dolphin tem acabamento simplificado e uma enorme central multimídia
Imagem: BYD/Divulgação