Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Novo Honda Civic: desvendamos o sedã econômico que será para poucos

Colunista do UOL

08/07/2022 11h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com o encerramento da produção local no fim de 2021, o Honda Civic retornará ao Brasil nos próximos meses. No entanto, o sedã chegará via importação e com conjunto híbrido. A coluna apurou que o sedã médio será vendido somente na versão Touring.

Atuando no topo, o Honda Civic Hybrid será um carro de nicho da marca e não deverá ter grandes números de venda. Tudo indica que ele chegará via Canadá, mas o certo é que ele chegará para ser referência em relação à segurança sendo equipado com o Honda Sensing.

Entre os recursos do pacote Sensing, o Honda Civic e:HEV terá piloto automático adaptativo (sistema que auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente), frenagem para mitigação de colisão, acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes, sistema de permanência de faixa, detector de faixas de rodagem e manutenção de faixa, além de ajuste automático de farol.

No entanto, a cereja do bolo para a nova geração o Honda Civic será a adoção do conjunto híbrido herdado do irmão Accord. O sedã terá o motor 2.0 a combustão com dois elétricos, um dos elétricos atua com gerador e outro é usado para tracionar as rodas.

No Accord a potência combinada é de 216 cv, não há confirmação se no no Civic e:HEV ela será a mesma. Movido somente a gasolina, o motor 2.0 rende potência de 141 cv e torque de 18,6 kgfm. Já o elétrico que atua na tração rende 184 cv e torque de 32,1 kgfm. O conjunto será ligado ao câmbio batizado de E-CVT.

O Honda Civic e:HEV conta com três modos de condução. O EV Drive é o puramente elétrico com as baterias fornecendo energia para tracionar as rodas.

Já no modo Hybrid Drive, os motores térmico e elétrico atuam em conjunto, mas o motor a a gasolina não traciona diretamente às rodas. Ele fornece energia ao motor gerador elétrico, para que este alimente as baterias e assim ofereça energia para que o segundo motor elétrico impulsione o veículo.

Honda Civic - Honda/Divulgação - Honda/Divulgação
Honda Civic Hybrid terá conjunto híbrido composto um motor térmico e dois elétricos
Imagem: Honda/Divulgação

O terceiro modo é o Engine Drive que é a opção 100% movida pelo térmico 2.0 a gasolina e não há nenhuma participação dos elétricos para colocar o Honda Civic e:Hybrid em movimento.

Como é o Civic e:Hybrid?

As linhas da décima primeira geração do Civic são mais comportadas que as da geração anterior. Na porção dianteira, o capô está mais curto e os para-lamas não são tão abaulados. O conjunto de faróis segue no formato horizontal e ficam mais próximos ao capô. O para-choque tem grade filetada e continua mais pronunciado perto do conjunto de luzes.

Na traseira, as lanternas passam a ser horizontais invadindo a tampa do porta-malas. A porta do compartimento de carga recebe um pequeno aerofólio integrado e passa a abrigar a placa de identificação.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.