Topo

Volkswagen-T-Cross: o que SUV oferece para ser o mais vendido do Brasil

VW T-Cross está consolidado entre os SUVs mais vendidos do Brasil nos últimos anos e foi líder entre os utilitários esportivos em 2023 - Simon Plestenjak/UOL
VW T-Cross está consolidado entre os SUVs mais vendidos do Brasil nos últimos anos e foi líder entre os utilitários esportivos em 2023 Imagem: Simon Plestenjak/UOL

04/02/2024 04h00

Primeiro SUV da Volkswagen produzido no Brasil, lançado em nosso mercado em abril de 2019, o T-Cross se consolidou ao trazer motor turbo em todas as versões, bom pacote de itens de segurança e espaço interno acima da média para a sua categoria.

Há algum tempo, o utilitário esportivo compacto da Volks tem presença constante entre os modelos mais vendidos da sua categoria. No ano passado, foi o SUV mais emplacado do país, com 72.440 unidades comercializadas, e fechou 2023 na sexta colocação geral dos carros de passeio.

Prestes a completar cinco anos de mercado, o T-Cross ainda mantém um conjunto atual, que faz jus ao bom desempenho nas vendas, e deverá receber atualizações mais profundas até 2025.

Confira a seguir tudo o que o utilitário esportivo fabricado em São José dos Pinhais (PR) tem a oferecer na sua configuração Highline, a mais completa e a única a trazer sob o capô o mesmo motor 1.4 turboflex de 150 cv que equipa o "irmão maior" Taos.

Desvendando o VW T-Cross Highline

VW T-Cross Highline traseira - Simon Plestenjak/UOL - Simon Plestenjak/UOL
Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Design: visual é típico dos SUVs, trazendo traseira curta e um formato mais retangular. Como é padrão nos modelos da Vollks, o desenho da carroceria é sóbrio, sem muitos vincos nem ousadias estéticas. Também se diferencia ao trazer carroceria mais baixa na comparação aos concorrentes. Por dentro, a linguagem focada na funcionalidade, mais limpa, também predomina e isso é bom. Vale destacar que uma reestilização é esperada até 2025, trazendo discretas mudanças na aparência dianteira e traseira.

Espaço interno: com a mesma plataforma do sedã Virtus, se beneficia do entre-eixos de bons 2,65 m, que resulta em bom espaço para as penas no banco traseiro, onde duas pessoas viajam confortavelmente. Só não é ainda melhor devido à largura do veículo, idêntica a do Polo, e também por causa do espaço do porta-malas apenas razoável, com 373 litros de capacidade.

VW T-Cross bancos dianteiros vista lateral - Simon Plestenjak/UOL - Simon Plestenjak/UOL
Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Vida a bordo: traz painel de instrumentos com tela digital de 10,25 polegadas, central multimídia VW Play com respostas rápidas e tela de 10,1 polegadas, recarga de celulares por indução e um pacote de segurança que inclui seis airbags, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (que exige acionamento do freio a velocidades mais baixas), alerta de colisão com frenagem de emergência, detector de fadiga e câmera de ré.

Outro ponto positivo são as saídas do ar-condicionado digital no banco traseiro, que nem o Volkswagen Jetta oferece. Vale destacar que itens desejados como sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, luz alta automática e assistente de estacionamento vêm em pacote opcional de R$ 3.940 e o teto solar panorâmico exige o gasto de R$ 7.630 adicionais.

VW T-Cross painel geral - Simon Plestenjak/UOL - Simon Plestenjak/UOL
Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Desempenho: nas versões equipadas com motor 1.0 turbo flex de 128 cv e 20,4 kgfm, o T-Cross já anda bem, principalmente em vias urbanas, trazendo bastante fôlego nas acelerações e nas retomadas. Já a configuração Highline, topo de linha, apimenta a receita com o propulsor 1.4 bicombustível turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, que proporciona agilidade de sobra, sobretudo na estrada, em velocidades mais altas.

VW T-Cross lateral chapada - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O câmbio automático de seis marchas gerencia bem tanta força à disposição, trazendo trocas no tempo certo e com suavidade. Além disso, o T-Cross é referência em dirigibilidade, combinando conforto ao rodar com uma direção precisa e agradável.

Consumo: 8,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol e, respectivamente, 11,6 km/l e 14,3 km/l com gasolina no tanque. Com gasolina e no ciclo rodoviário, é possível obter médias superiores a 15 km/l.

VW T-Cross teto solar - Simon Plestenjak/UOL - Simon Plestenjak/UOL
Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Itens de série: além dos citados acima, destacam-se as aletas no volante para trocas manuais, a coluna de direção com ajustes de altura e profundidade e o seletor de estilos de condução, do mais econômico ao mais esportivo. Poderia trazer freio de estacionamento eletrônico com função auto hold, disponível em vários concorrentes - independentemente da versão, o T-Cross sempre traz freio de mão, com alavanca no console central.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Volkswagen T-Cross Highline

Preço

R$ 175.990
Carros
4,1 /5
USUÁRIOS
4,7 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Traz as três primeiras revisões de graça
  • Combina bom desempenho com economia de combutível
  • É um dos SUVs mais seguros da categoria

Pontos Negativos

  • É mais caro do que a concorrência
  • Considerando o preço, pode melhorar o acabamento interno, que não é ruim

Veredito

Potente e com baixo consumo, o VW T-Cross também oferece bom espaço interno na sua categoria e ótimo comportamento dinâmico, sem abrir mão do conforto. Além disso, traz uma plataforma moderna, alinhada com os produtos da VW vendidos na Europa, e se destaca no quesito segurança. Não é a opção mais barata, mas tem qualidades que justificam o sucesso nas vendas ao longo dos últimos anos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Mecânica
  • Motorização

  • 1.4 turbo, injeção direta

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 150 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 25,5 kgfm a 1.500 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 8,6 s (etanol) / 8,8 s (gasolina)

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 204 km/h (etanol) / 202 km/h (gasolina)

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8,1 km/l (etanol) / 11.6 km/l (gasolina)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10,1 km/l (etanol) / 14,3 km/l (gasolina)

  • Câmbio

  • Automático de 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 205/55 R17

  • Rodas

  • 17 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.575 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4.199 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.651 mm

  • Largura (mm)

  • 1.760 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.343 kg

  • Porta-malas (L)

  • 373 l

  • Tanque (L)

  • 52 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • Grátis

  • 20.000 km

  • Grátis

  • 30.000 km

  • Grátis

  • 40.000 km

  • R$ 1.712.32

  • 50.000 km

  • R$ 752,34

  • 60.000 km

  • R$ 847,14

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Alerta de colisão

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.