Volkswagen-T-Cross: o que SUV oferece para ser o mais vendido do Brasil
Primeiro SUV da Volkswagen produzido no Brasil, lançado em nosso mercado em abril de 2019, o T-Cross se consolidou ao trazer motor turbo em todas as versões, bom pacote de itens de segurança e espaço interno acima da média para a sua categoria.
Há algum tempo, o utilitário esportivo compacto da Volks tem presença constante entre os modelos mais vendidos da sua categoria. No ano passado, foi o SUV mais emplacado do país, com 72.440 unidades comercializadas, e fechou 2023 na sexta colocação geral dos carros de passeio.
Prestes a completar cinco anos de mercado, o T-Cross ainda mantém um conjunto atual, que faz jus ao bom desempenho nas vendas, e deverá receber atualizações mais profundas até 2025.
Confira a seguir tudo o que o utilitário esportivo fabricado em São José dos Pinhais (PR) tem a oferecer na sua configuração Highline, a mais completa e a única a trazer sob o capô o mesmo motor 1.4 turboflex de 150 cv que equipa o "irmão maior" Taos.
Desvendando o VW T-Cross Highline
Design: visual é típico dos SUVs, trazendo traseira curta e um formato mais retangular. Como é padrão nos modelos da Vollks, o desenho da carroceria é sóbrio, sem muitos vincos nem ousadias estéticas. Também se diferencia ao trazer carroceria mais baixa na comparação aos concorrentes. Por dentro, a linguagem focada na funcionalidade, mais limpa, também predomina e isso é bom. Vale destacar que uma reestilização é esperada até 2025, trazendo discretas mudanças na aparência dianteira e traseira.
Espaço interno: com a mesma plataforma do sedã Virtus, se beneficia do entre-eixos de bons 2,65 m, que resulta em bom espaço para as penas no banco traseiro, onde duas pessoas viajam confortavelmente. Só não é ainda melhor devido à largura do veículo, idêntica a do Polo, e também por causa do espaço do porta-malas apenas razoável, com 373 litros de capacidade.
Vida a bordo: traz painel de instrumentos com tela digital de 10,25 polegadas, central multimídia VW Play com respostas rápidas e tela de 10,1 polegadas, recarga de celulares por indução e um pacote de segurança que inclui seis airbags, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (que exige acionamento do freio a velocidades mais baixas), alerta de colisão com frenagem de emergência, detector de fadiga e câmera de ré.
Outro ponto positivo são as saídas do ar-condicionado digital no banco traseiro, que nem o Volkswagen Jetta oferece. Vale destacar que itens desejados como sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, luz alta automática e assistente de estacionamento vêm em pacote opcional de R$ 3.940 e o teto solar panorâmico exige o gasto de R$ 7.630 adicionais.
Desempenho: nas versões equipadas com motor 1.0 turbo flex de 128 cv e 20,4 kgfm, o T-Cross já anda bem, principalmente em vias urbanas, trazendo bastante fôlego nas acelerações e nas retomadas. Já a configuração Highline, topo de linha, apimenta a receita com o propulsor 1.4 bicombustível turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, que proporciona agilidade de sobra, sobretudo na estrada, em velocidades mais altas.
O câmbio automático de seis marchas gerencia bem tanta força à disposição, trazendo trocas no tempo certo e com suavidade. Além disso, o T-Cross é referência em dirigibilidade, combinando conforto ao rodar com uma direção precisa e agradável.
Consumo: 8,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol e, respectivamente, 11,6 km/l e 14,3 km/l com gasolina no tanque. Com gasolina e no ciclo rodoviário, é possível obter médias superiores a 15 km/l.
Itens de série: além dos citados acima, destacam-se as aletas no volante para trocas manuais, a coluna de direção com ajustes de altura e profundidade e o seletor de estilos de condução, do mais econômico ao mais esportivo. Poderia trazer freio de estacionamento eletrônico com função auto hold, disponível em vários concorrentes - independentemente da versão, o T-Cross sempre traz freio de mão, com alavanca no console central.
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Volkswagen T-Cross Highline
Preço
R$ 175.990Pontos Positivos
- Traz as três primeiras revisões de graça
- Combina bom desempenho com economia de combutível
- É um dos SUVs mais seguros da categoria
Pontos Negativos
- É mais caro do que a concorrência
- Considerando o preço, pode melhorar o acabamento interno, que não é ruim
Veredito
Potente e com baixo consumo, o VW T-Cross também oferece bom espaço interno na sua categoria e ótimo comportamento dinâmico, sem abrir mão do conforto. Além disso, traz uma plataforma moderna, alinhada com os produtos da VW vendidos na Europa, e se destaca no quesito segurança. Não é a opção mais barata, mas tem qualidades que justificam o sucesso nas vendas ao longo dos últimos anos.
Motorização
1.4 turbo, injeção direta
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
150 cv
Torque (kgf.m)
25,5 kgfm a 1.500 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
8,6 s (etanol) / 8,8 s (gasolina)
Velocidade máxima (km/h)
204 km/h (etanol) / 202 km/h (gasolina)
Consumo cidade (km/l)
8,1 km/l (etanol) / 11.6 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)
10,1 km/l (etanol) / 14,3 km/l (gasolina)
Câmbio
Automático de 6 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
205/55 R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1.575 mm
Comprimento (mm)
4.199 mm
Entre-eixos (mm)
2.651 mm
Largura (mm)
1.760 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.343 kg
Porta-malas (L)
373 l
Tanque (L)
52 l
10.000 km
Grátis
20.000 km
Grátis
30.000 km
Grátis
40.000 km
R$ 1.712.32
50.000 km
R$ 752,34
60.000 km
R$ 847,14
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Sensor de pressão dos pneus
Alerta de colisão
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