Topo

Cidades históricas de Minas Gerais cancelam Carnaval de rua em 2022

Carnaval de Ouro Preto era um dos mais importante do país - Alexandre Mota/UOL
Carnaval de Ouro Preto era um dos mais importante do país Imagem: Alexandre Mota/UOL

Gabriela Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/12/2021 18h50

teste -  -
Lorem ipsum dolor sit amet consectur lorem ipsum dolo sit amet

Ouro Preto, Diamantina e Tiradentes fazem parte dos 30 municípios em Minas Gerais que decidiram não promover as festas de Carnaval por causa da pandemia do coronavírus. O anúncio foi feito após reunião da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, hoje (10). A decisão foi unânime. As cidades da entidade representam mais de 50% de todo o patrimônio histórico tombado no Brasil.

No encontro, os prefeitos e representantes discutiram protocolos sanitários e medidas para receber turistas. As cidades não devem estar fechadas para receber viajantes, apesar do cancelamento das festas.

O prefeito de Itapecerica e presidente da Associação das Cidades Históricas, Wirley Reis, afirmou que as administrações dos municípios acreditam que "a retomada imediata do turismo só se dará em cidades seguras, que se preservaram durante a pandemia e seguiram os protocolos sanitários. Estaremos preparados para receber a todos, como sempre recebemos, com a maior segurança e conforto, em um futuro muito próximo".

Em nota, a Associação não descartou a realização de eventos com grande concentração de pessoas no ano que vem. "Se confirmados os estudos e índices epidemiológicos anunciados, será possível aos municípios planejarem seus calendários oficiais de eventos que impliquem em grandes aglomerações, com segurança, a partir do segundo semestre do ano de 2022".

O Secretário de Turismo de Ouro Preto, Felipe Guerra, afirmou que, como Belo Horizonte não deve promover a festa de Carnaval, as cidades históricas mineiras poderiam receber um público ainda maior. "As novas variantes do coronavírus assustam muito. Mas, é claro, nós sabemos que vão ter visitantes. É um feriado no Brasil inteiro e as cidades têm, sim, que estar preparadas com todos os protocolos de segurança", afirmou ao UOL.

Guerra foi questionado pela reportagem se houve alguma definição sobre as festas de Carnavais em ambientes fechados, como bares e casas de show. "Isso não foi discutido a fundo hoje, nas reuniões", admitiu. "A maioria das cidades de Minas Gerais segue o protocolo do Minas Consciente, que é o plano estadual criado pelo governador Romeu Zema, que regulariza e normatiza todos os eventos". O secretário também disse que o plano deve ter um novo modelo durante o carnaval, mais restritivo.