Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Gata e rato criam amizade improvável e surpreendem dona: 'Ficam grudados'

Colaboração para Nossa, em São Paulo

07/02/2023 04h00

A rivalidade entre gatos e ratos, com sua perigosa relação de predador e presa, à la Tom e Jerry, não quer dizer nada para dois espécimes que vivem na Rússia e surpreenderam a web com sua fofa parceria.

Irina Kamenskaya é a testemunha do companheirismo entre a gata Perseya e o rato Filya, e registra nas redes sociais a rotina deles, incluindo brincadeiras e troca de carícias. Os animais já cativaram mais de 142 mil seguidores.

Irina afirma que cria ratos há muito tempo e possui outra gata, chamada Barsa. Segundo a russa disse ao site Bored Panda, nunca houve agressividade do felino contra os roedores, ainda que ela se atente para evitar incidentes.

Foi assim que ela adotou Perseya ainda filhote. O detalhe é que a gata já havia caçado ratos anteriormente, pois no abrigo onde vivia não recebia comida adequada. Segundo a tutora, o acolhimento fez a diferença.

"Muitas vezes as pessoas questionavam minha decisão de trazer um gato caçador de ratos para casa, temendo que ela matasse todos eles", escreveu Irina.

Quando Perseya chegou em sua casa, Irina teve dificuldades para que a outra gata, Barsa, a aceitasse. Quem a recebeu bem foi outro rato, Kuzya - que já morreu.

"Quando a levei para casa, ela tinha apenas 2 meses. Barsa não gostou dela, rosnando e sibilando, mas Perseya foi salva por Kuzya, o rato mais esperto que já tive. Kuzya colocou Perseya sob sua proteção e eles logo se tornaram inseparáveis. Infelizmente, ele morreu um mês depois."

Preocupada com a solidão de Perseya, Irina então trouxe para casa um rato chamado Filya, em janeiro de 2022. Segundo a tutora, a gata rapidamente acolheu o roedor, na época com 1 mês de vida, e se tornou o seu melhor amigo.

"Perseya imediatamente o adotou em seu coração. Filya é destemido e adora brincar com os brinquedos de Perseya. Eles perseguem uns aos outros com outros objetos, especialmente com um peixe de pelúcia", contou ela.

Irina relatou que uma vez se esqueceu de trancar a gaiola de Filya e ele escapou. Quando percebeu a ausência do rato, imaginou que tivesse sido devorado por um dos gatos, mas teve uma grande surpresa ao encontrá-lo depois.

"Ele passou o dia inteiro com os gatos, brincando, comendo sua comida e bebendo de suas tigelas. Quando voltei para casa, encontrei Filya correndo e os gatos descansando nas camas. "

Segundo a tutora, Filya não passar muito tempo longe de Perseya.

"Todas as noites, ele corre até ela e começa a 'beijá-la'. Filya é um rato muito amoroso, enquanto os outros dois ratos se contentam em ficar em sua gaiola. Já Barsa permanece indiferente a Filya", contou. "Nos últimos tempos, o rato começou a dar beliscões de amor em Perseya e eles ficam grudados, com Filya se enterrando em seu pelo e às vezes até a fazendo ronronar".