Topo

Cego, Jonas tem 2 companheiros de aventuras: os cães-guia Trevor e Zuca

Do VivaBem, em São Paulo

10/07/2020 04h00

O músico Jonas, de Niterói (RJ), é o personagem do quinto episódio da série Amor de Bicho. Ele começou a perceber que estava perdendo a visão aos 10 anos de idade. Entre os 15 e os 20 anos, ele conta que já estava enxergando bem mal.

"De início, foi muito difícil de assumir a bengala", conta. Zuca foi o primeiro cão-guia de Jonas. Hoje em dia, a cadela está surda, velhinha e aposentada, mas velejou, escalou e participou de várias aventuras com o músico.

No entanto, ele afirma que demorou um tempo para confiar na cachorra para guiá-lo. Aí veio o novo cão-guia, o golden retriever Trevor. "O momento mais difícil para mim foi entre a Zuca se aposentar e o Trevor começar a trabalhar. Teve um momento em que voltei a usar bengala".

"Muita gente fala que o cão-guia são os olhos do cego. Acho engraçado isso, as pessoas quererem dar olhos para cego o tempo todo. Na verdade, eles me levam. Eu detesto essa coisa. Não são [os olhos] e nem precisam ser. O ser humano costuma ter essa arrogância, de se achar melhor ou superior aos animais", diz.

Amor de Bicho é coproduzida por MOV com Duplamente Filmes e Solavanco Produções.