Óleo de coco no lugar de protetor solar? Essa trend do TikTok é um perigo

Uma usuária do X (antigo Twitter) fez um post indignado ao saber que, no TikTok, pessoas estavam indicando óleo de coco como protetor solar.

O que aconteceu

Usuários no TikTok alegavam que o creme bloqueador tem ingredientes cancerígenos —o que não é verdade. E, por isso, indicavam substituir pelo óleo de coco. O assunto foi parar em outra rede social, o X (antigo Twitter) e causou indignação.

Óleo de coco x sol

O óleo de coco não serve como substituto de produtos dermatologicamente testados e muito menos como protetor solar. Quer fritar a pele? Pois é isso o que acontece ao se besuntar de óleo e tomar sol. O resultado pode ser: queimaduras graves, além de cicatrizes, manchas e até dermatite de contato.

O óleo de coco também não é bem-vindo na pele já queimada. Por ser gorduroso e espesso, retém o calor na superfície dela, mantendo-a quente, vermelha e piora o quadro.

Quando o óleo de coco funciona

Extraído da polpa do fruto fresco e maduro, o óleo de coco é composto basicamente por gorduras, ácidos graxos saturados (mais de 80%) e ácidos graxos insaturados (oléico e linoléico).

Na dermatologia, é utilizado como emoliente, ou seja, para amolecer a pele, e como hidratante, principalmente em doenças cutâneas como dermatite atópica e condições de saúde que estão associadas ao ressecamento excessivo da pele. Ele também ajuda na hidratação do cabelo e no fortalecimento dos fios.

Continua após a publicidade