PUBLICIDADE

Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Pergunte ao VivaBem

Como tratar tendinite, já que trabalho sentada, em frente ao computador?

Gabriela Ingrid

Do VivaBem

05/06/2018 04h00

"Tenho tendinite no pulso e nos ombros e já fiz tratamento com remédio e fisioterapia. Mas ainda sinto muita dor, pois trabalho sentada e em frente ao computador. O que preciso fazer?"

A tendinite nada mais é do que um processo inflamatório que ocorre nos tendões, geralmente causado por sobrecarga mecânica, movimento repetitivo ou enfraquecimento dos ligamentos. Mas também pode ser causada por alterações hormonais e diabetes.

Apesar de ser comumente relacionada ao pulso, ela pode ocorrer nos dedos, cotovelos, ombros, joelhos, quadris e pés. Como você fica horas sentado e digitando, é importante deixar seu ambiente de trabalho mais ergonômico. O encosto de sua cadeira deve ser adaptado à curvatura da sua coluna, para mantê-la ereta e com ombros e quadris alinhados. O ideal é que a tela fique bem em frente aos seus olhos, para que você não precise curvar a cabeça para olhar para o computador.

Veja também:

Além disso, o teclado deve ter um apoio para os punhos e os pés devem ficar no chão ou em algum descanso específico para essa parte do corpo. A cada hora, levante-se e faça um alongamento de 15 minutos, mexendo dedos, pernas e coluna.

Cada caso tem um tipo de tratamento, por isso é necessário se consultar com um especialista para a terapêutica ideal. Mas, no geral, em conjunto com a ergonomia, é importante fazer fisioterapia e colocar gelo sobre o local inflamado. Usar uma tala também pode ajudar no repouso, assim como fazer atividades físicas --indivíduos sedentários têm três vezes mais chances de apresentar dor lombar do que indivíduos praticantes de atividade física regular.

Fontes: Milton Pignataro, presidente da SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão); João Paulo Bergamaschi, ortopedista e cirurgião de coluna, membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube

Pergunte ao VivaBem