Correr envelhece e deixa a pele flácida ou é mito?

Apesar de ser um mito bastante difundido, não há evidências científicas de que a prática de corrida acelera o envelhecimento ou causa flacidez. Relatos de piora na pele por corredores podem estar relacionados ao emagrecimento resultante do esporte e a fatores externos, não necessariamente à corrida em si.

A exposição solar durante a corrida é um dos principais causadores do envelhecimento da pele, por isso é importante evitar atividades nos horários de pico solar, proteger-se com itens como boné e óculos, e sempre usar protetor solar —mesmo em dias nublados. Outros fatores que contribuem para um pior aspecto da pele são tabagismo e predisposição genética.

Além da proteção, é recomendável se manter bem hidratado e ter uma alimentação saudável, consumindo frutas e verduras ricas em antioxidantes (como brócolis, tomate, limão e morango), que combatem o envelhecimento cutâneo.

Ao contrário do que alguns pensam, a prática regular de corrida é reconhecida por promover aumento na formação de fibras colágenas, regeneração celular, melhor oxigenação da pele e qualidade do sono.

Além disso, a atividade física promove benefícios para a saúde do coração, do intestino e do cérebro, órgãos que estão relacionados com o metabolismo celular da pele.

Fontes: Simone Neri, médica especialista em dermatologia pela Universidade de Santo Amaro - UNISA; Isabela Matos, dermatologista do AmorSaúde, rede de clínicas parceiras do Cartão de TODOS, que atua na unidade de Feira de Santana-BA; Priscilla Pereira, especialista em dermatologia pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Deixe seu comentário

Só para assinantes