BBB 24: Bia não quis usar absorvente interno por ser virgem; faz sentido?

Beatriz, do BBB 24, negou-se a usar absorvente interno, nesta segunda-feira (11), após o colega de confinamento Matteus sugerir que ela usasse o item de higiene para conseguir entrar na piscina mesmo menstruada.

"Não dá, eu sou virgem. Nós não vamos botar nada aqui. Não dá para botar nada aqui. Nunca foi botado nada, como vou botar um negócio agora?", disse ela.

Mas afinal, quem é virgem pode usar absorvente interno? A resposta é sim, explica a ginecologista Lilian Fiorelli, especialista em sexualidade humana pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

Usar absorvente interno não é um problema, se você tem o hímen íntegro. Lilian Fiorelli, ginecologista

"O hímen é uma pelinha de mucosa. Usar o absorvente interno não irá danificá-lo, na maioria das vezes. E mesmo se isso ocorrer, não quer dizer que você não é mais virgem, só que houve uma lesão no hímen, que vai cicatrizar", explica Fiorelli.

Ela lembra que a perda da virgindade não é mais caracteriza apenas pelo rompimento do hímen, e sim por ter uma relação sexual. "Tanto é que muitas mulheres já tiveram relação e têm o hímen preservado", acrescenta a ginecologista.

Como usar absorvente interno?

A principal dica é conhecer a própria anatomia para saber como usar o absorvente corretamente, sem arriscar colocá-lo em outros buracos na região. Em caso de dúvida, busque orientações com uma pessoa de confiança ou, preferencialmente, com um profissional de saúde.

Conhecer o fluxo da menstruação também ajuda a escolher o melhor tipo de absorvente, de acordo com o volume de sangue.

Continua após a publicidade

Ao colocar o absorvente, a dica é relaxar o períneo. As melhores posições são: apoiar uma das pernas na privada, ou agachar levemente.

Evite o absorvente interno em caso de infecções genitais, como a candidíase.

Não tenha medo por achar que o absorvente pode se perder pela sua barriga. A orientação, inclusive, é posicioná-lo três centímetros acima do início da vagina. O importante é deixar a cordinha para fora, para conseguir tirá-lo.

"Os três primeiros centímetros da vagina são onde há sensibilidade. Se o absorvente ficar muito baixo, encostando nessa região, incomoda", explica Fiorelli. "Então tem que colocar um pouco mais para o fundo, sem medo de achar que ele vai se perder pela barriga. A vagina é fechada, não tem comunicação com a barriga."

Dicas de higiene

Sempre tire o absorvente ao tomar banho e higienize a vagina normalmente, nunca por dentro dela.

Continua após a publicidade

A ginecologista Lilian Fiorelli indica a troca do absorvente sempre que a pessoa for ao banheiro, para fazer xixi ou cocô.

"O ideia é trocar mesmo que ele não estaja cheio, porque gotinhas do xixi que entram em contato com a cordinha podem dar não só cheiro ruim, mas maior risco de infecção", alerta a médica.

Não é proibido dormir com absorvente interno, mas não se deve passar mais de 8 horas com ele. Por isso, é ideal usar outros itens em noites de sono mais longas.

Fontes: Lilian Fiorelli, ginecologista e especialista em sexualidade humana pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo); Rogerio Felizi, ginecologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP).

Deixe seu comentário

Só para assinantes