10 sinais que mostram que você está sofrendo gaslighting

Gaslighting, já ouviu esse termo? Ele surgiu em referência ao filme "Gaslight" ("À Meia Luz", em português), de 1944. Nele, um marido tenta manipular emocional e psicologicamente sua esposa, buscando distorcer sua percepção da realidade, ao alterar sutilmente elementos do seu ambiente, como diminuindo as luzes a gás, e depois negando que tivesse mudado.

Na literatura clínica, gaslighting tem sido usado para descrever casos de abuso e violência psicológicos em relações familiares, conjugais, de amizade ou de trabalho, e pode ter sérias consequências para a saúde mental da vítima.

Por isso, é importante reconhecer os sinais de um relacionamento abusivo e buscar ajuda profissional, seja com um psicólogo, assistente social ou até psiquiatra. A seguir, conheça os principais deles:

1. Dependência

Quem pratica o gaslighting quer obter poder e controle sobre a outra pessoa, fazendo-a se sentir dependente e isso se aplica a tudo. A vítima passa a acreditar que o abusador está certo, bem-intencionado e de que precisa dele para se sentir amada, atenta, validada, protegida e a partir daí vive em função de suas opiniões, permissões, decisões, às vezes até mesmo dinheiro.

2. Insegurança

Uma pessoa que age com submissão passa a obedecer ao outro e torna-se insegura. Como é dependente, tem medo de perder aquele que reforça o tempo todo ser o único que realmente se importa com ela ou está ao seu lado. Dessa forma, o algoz consegue fazê-la duvidar de sua própria intuição, de seu raciocínio, de sua capacidade de fazer escolhas, de sua autoconfiança.

3. Isolamento

Insegura, confusa e com baixa autoestima, pouco a pouco a presa do gaslighting assume para si um comportamento recluso ou retraído. Suas relações são minadas pelo abusador, que fará de tudo para evitar que ela encontre determinados colegas, amigos, familiares, ou tenha assuntos mais íntimos com eles. Se a vítima quiser socializar, precisa ser com uma lista de "autorizados".

Continua após a publicidade

4. Alienação

Imagem
Imagem: Getty Images

Ao assumir um papel de fantoche, o indivíduo não consegue mais discernir o que é ou não é falso. Aceita as distorções baseadas em mentiras, omissões e manipulações do abusador como verdadeiras. Como consequência, perde a real noção sobre si, terceiros ou tudo o que não agrada ao outro, como culturas, hábitos, jeito de se vestir, religiões, lugares e visões políticas.

5. Remorso

Para desviar o foco de uma conversa desagradável sobre si, ou de um erro/problema que cometeu, o gaslighter (quem pratica o gaslighting) pode bancar a vítima e sugerir que a culpa é do outro. Sem nenhum remorso, ele muda os fatos para fazer parecer que seu alvo é o real culpado e peça desculpas por coisas que não cometeu, ou se sinta mal quando algo dá errado.

6. Esquecimento

Quando conveniente para o abusador, ele finge esquecer ou acusa sua vítima de se lembrar mal e para isso pode contar com cúmplices mal-intencionados. São comentários típicos seus: "nossa, não me lembro, nem ninguém"; "você deve estar se confundindo ou inventando"; "está tudo bem com sua memória?". Daí que a vítima recua, fica sem reação, duvidando se realmente está se esquecendo ou enlouquecendo.

Continua após a publicidade

7. Silenciamento

Ambos os gêneros podem ser silenciados, mas sobretudo as mulheres, que têm suas opiniões, dúvidas, queixas e preocupações ignoradas ou desvalorizadas pelo gaslighter. Isso pode acorrer tanto numa relação conjugal, como quando vão ao médico, decidem fechar negócios ou estão no trabalho. Também não é incomum serem ofendidas, difamadas, diminuídas e prejudicadas.

8. Ansiedade

Algumas vítimas até podem perceber ou suspeitar que seu abusador mente, nega ou minimiza fatos que elas sabem que são verdadeiros, mas com dificuldades para se expressar, rebater e se impor, ficam caladas, o que repercute em ansiedade. Esse sintoma pode se manifestar ainda quando se está perante o abusador, sabe que o encontrará, ou torna cúmplice de suas ações.

9. Depressão

Nas mãos de um abusador por já algum tempo, é comum o abusado se perguntar, mas sem identificar o motivo, se anda sensível demais, ou por que não está feliz, mesmo tendo muitas coisas boas na vida. A pessoa se sente sem identidade, incompreendida, sem valor, para baixo, não mais como era antes. Dessa forma, o caminho para a depressão é instaurado com sucesso.

Continua após a publicidade

10. Omissão

Como os ataques do gaslighter são incessantes e visam o isolamento da vítima, mesmo que ela tenha familiares ou amigos mais presentes, começa a esconder informações por crer que será criticada, julgada ou entrará em discussões. Mas é importante ter ciência de que omitir fatos não ajudará, pelo contrário, sua exposição é que permitirá mudanças e o fim desse pesadelo.

Fontes: Eduardo Perin, psiquiatra pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); Thays Mendes, psiquiatra e professora da Afya Educação Médica, de Fortaleza; e Wimer Bottura, psiquiatra e psicoterapeuta pelo IPq-FMUSP (Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

Deixe seu comentário

Só para assinantes