Anticoncepcional está me dando espinhas; é melhor trocar de contraceptivo?

O ideal é aguardar o período de três meses, que é o prazo de adaptação do seu corpo ao medicamento. Se depois desse tempo as espinhas continuarem, o melhor é procurar o seu médico ginecologista e um dermatologista, para que ambos possam encontrar a melhor solução, que pode ser sim a troca do contraceptivo.

Enquanto isso, você deve mantar os cuidados com a higienização da pele diariamente, por meio do uso de produtos para pele oleosa e que tenham leve esfoliação. Além disso, use maquiagem e protetor solar com menor ação comedogênica, ou seja, de obstruir os poros, o que pode aumentar o risco de cravos e espinhas aparecerem.

Também não se esqueça de manter hábitos saudáveis, como beber muito líquido, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de alimentos gordurosos, como chocolate.

Vale entender que, de forma geral, o anticoncepcional que tem na sua composição estrogênio reduz a acne. Por outro lado, os contraceptivos exclusivamente de progesterona podem causar uma discreta piora da espinha, que pode ser manejada com outras medicações. Por isso a importância de procurar um dermatologista também.

Fontes: Alexandre Pupo, médico ginecologista e obstetra, médico associado a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia); Anna Dorotheia Bezerra de Souza, médica ginecologista e obstetra do HGCC (Hospital Geral Dr. César Cals), em Fortaleza; Michelle Rodrigues, médica ginecologista e chefe da Unidade de Saúde da Mulher do HU-UFPI (Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí), vinculado a Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Deixe seu comentário

Só para assinantes