Frutas não prejudicam dieta, mas tem jeito certo de comê-las. Veja 4 dicas

De tempos em tempos, ressurge nas redes sociais a discussão sobre frutas engordarem —ou atrapalharem a perda de peso—, por serem alimentos cheio de açúcar. Mas não se preocupe com isso. Esses alimentos podem e devem entrar na dieta de quem busca emagrecer e ter saúde.

Frutas são muito nutritivas, cheias de vitaminas, fibras e sais minerais. Porém, existe jeito certo de ingerir esse alimento para obter o melhor que ele tem a oferecer.

  • 1. Cuidado com exageros

Apesar de nutritivas, as frutas contêm frutose, um açúcar natural. E o excesso realmente pode atrapalhar a perda de peso.

A OMS recomenda comer pelo menos cinco porções de verduras, legumes e frutas por dia. Se você quer emagrecer, procure comer até duas porções de frutas —no lanche ou café da manhã e no lanche da tarde, por exemplo. Varie os tipos e cores, dando preferência para as frutas da estação.

  • 2. Coma com casca (sempre que possível)

As cascas são cheias de fibras. Essas substâncias dão saciedade, fazendo que você demore mais para sentir fome e coma menos ao longo do dia —o que ajuda a emagrecer.

As fibras ainda fazem com que o açúcar natural das frutas seja absorvido lentamente. Isso evita picos de insulina, hormônio que incentiva o estoque de gordura corporal.

  • 3. Higienize bem
Continua após a publicidade

Lavar somente com água não tira da superfície todos os micro-organismos que, se ingeridos, podem gerar uma infecção alimentar.

O correto é deixar as frutas imersas em água com soluções de higiene pelo tempo determinado na embalagem, que pode variar entre 10 e 15 minutos. Em seguida, escorra toda a água da limpeza e enxágue bem a fruta, com água filtrada.

  • 4. Não corte muito antes de comer

Alguns nutrientes, como a vitamina C, se perdem em contato com o ar. Por isso, sempre que possível, abra a fruta somente no momento de consumo.

É claro que, quando não der para fazer isso, tudo bem comer uma fruta que já estava cortada ou picada. É sempre melhor comer uma fruta do que uma bolacha, um chocolate etc.

****

Continua após a publicidade

Esta é a versão online para a edição desta segunda-feira (09/10) da newsletter VivaBem. Para assinar esse e outros boletins gratuitamente e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Quer emagrecer de forma saudável?

Assinantes UOL têm acesso a 250 Cardápios para Emagrecer, com receita e lista de compras da semana, para organizar as refeições e seguir a dieta à risca.

Confira abaixo 5 menus sugeridos para esta semana pela nutricionista Verônica Laino. Neste link, além dos 5 menus, você tem um receita e a lista de compra de todos os alimentos que irá consumir na semana.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes