Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Tenho pequenas bolinhas no mamilo. Isso é normal?

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Daniel Navas

Colaboração para o VivaBem

11/07/2023 04h00

Geralmente, bolinhas no mamilo costumam ser manifestações benignas, sinais dermatológicos da própria pele, ou mesmo glândulas sebáceas que tem na aréola ao redor do mamilo que podem ficar mais desenvolvidas, chamadas de tubérculos de Montgomery.

Neste último caso, as bolinhas são parte da preparação do corpo feminino para gestação e amamentação. Isso porque elas produzem um tipo de secreção muito característico, com um sebo que dará proteção aos mamilos contra bactérias, além de impedir que essa região fique muito desidratada. Isso já previne as fissuras que podem surgir nos mamilos durante a amamentação.

Inclusive, vale saber que essas bolinhas ficam muito mais visíveis a partir da sexta a oitava semana de gravidez, e vão ficar muito mais aparentes principalmente no período que a mulher estiver amamentando.
Desse modo, caso as bolinhas sejam realmente tubérculos de Montgomery, não requer nenhuma atenção especial. Normalmente, quando a mulher termina a amamentação e os níveis hormonais voltam ao normal, as bolinhas desaparecem ou diminuem de tamanho.

Mas para saber de fato se essas bolinhas no mamilo são normais ou não, é necessário buscar a ajuda de um ginecologista ou mastologista. O profissional fará todos os exames necessários a fim de chegar a um diagnóstico correto.

É importante reforçar que a mulher deve ficar alerta a qualquer alteração na mama. Então, o aparecimento de uma bolinha, a saída de uma secreção diferente pelo bico do seio, o aparecimento de um nódulo ou caroço, uma dor, vermelhidão, mudança de pigmentação, uma retração, todos esses sinais quando aparecem devem ser imediatamente motivo para fazer uma consulta no médico.

Fontes: Bruno Alencar, ginecologista da Rede D´Or; Candice Militão, mastologista da Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal, vinculada a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares); Lívia Daia, ginecologista, obstetra e mastologista, da Clínica Daia Venturieri, em São Paulo; Natália Piovani Banzato, ginecologista, obstetra e professora de medicina da Universidade Positivo, em Curitiba.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.